22.4 C
Iguatu
segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Dia-a-dia com Maria: A dilemática escolha de um sapato novo e...

Por Maria Lopes* Interessante é como se costuma fazer a escolha de um sapato numa loja. O (a) cliente costuma calçá-lo, experimentá-lo com pelo menos...

Dia-a-dia com Maria: Lagoas do Iguatu

Por Maria Lopes* INCÊNDIO E MEMÓRIAS No último dia 8, por volta das 13:30 horas, passando pela Avenida Perimetral, presenciei um fogaréu que se alastrava diametralmente...

Dia-a-Dia com Maria: O brilho de Mujica

Por Maria Lopes* Desenvolvimento, produção e consumo, três palavras que se interagem, locupletam-se, montando o tripé do capitalismo, sistema econômico verificado na maioria dos países...

Dia-a-Dia com Maria: Baile de Agosto

Festa para nenhum colecionador de datas veneráveis botar defeito, vamos nos permitir no Clube de Regatas Vasco da Gama-RJ, criado em agosto de 1898 e, em grande passarela aplaudirmos os aniversariantes memoráveis

Dia-a-Dia com Maria: Chicola e Bam Bam

Começando uma Palestra no salão de uma capela, zona rural, ministrada por um “Doutor” que se apresenta:

Dia-a-Dia com Maria: preconceito hibernante enterrando vivos

[caption id="attachment_20549" align="alignnone" width="700"]Foto: Biné Morais / Especial[/caption]

Recentemente, um caso abalou o Brasil pela forma violenta e humilhante como aconteceu. Suspeito de ter cometido um assalto foi amarrado em poste e espancado até a morte por moradores do Bairro São Cristóvão, em São Luís, no Maranhão.

Dia-a-Dia com Maria: A mídia e suas implicações

Tanto aprecio os meios de veiculação das informações quanto estou me policiando cada vez mais para bem coar o que disso se pode extrair como essencial. 

Dia-a-Dia com Maria: O bolsonarismo configurado nas expressões neonazistas

Somos o país das grandes mesclas de forma que jamais poderíamos acatar certas cargas de preconceitos, por sinal, muito bem manifestas e de forma corriqueira nos tempos hodiernos. 

Dia-a-Dia com Maria: A Doutrina de Cristo não pode pagar por...

Turbada pelo sentimento do dever como cristã assumida e, relendo páginas das obras de Gandhi, com certa angústia tenho assistido o que alguns pregadores do Cristianismo têm feito e que, a meu ver, em nada convergem para o fortalecimento da doutrina autêntica de Jesus.

Dia-a-Dia com Maria: Suave vida de cão

Há algumas décadas atrás, falava-se que “vida difícil era vida de cachorro”, mas, apesar de ainda se constatar cachorros maltratados, há outros que levam vida de reis e rainhas. 

Da maçã ao tamarindo (in Farpas e Pétalas)

O sentido ligado à gustação talvez seja o mais aguçado do ser humano,provavelmente por se vincular à necessidade vital de se alimentar e de suprir sua máquina, cujo combustível é a comida. 

População Carcerária do Brasil: A terceira maior do mundo

Os números de presos são alarmantes, posto que atingimos um patamar de insuportabilidade no sentido da defasagem do nosso sistema carcerário, com tendências ao caos absoluto, haja vista o crescimento dos homicídios em todo o país, que são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos, atingindo especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos, razão por que representam uma questão nacional de saúde pública, além de grave violação aos direitos humanos. 

Militante dos “SEM”: dos “Sem- terra” aos “Sem-vergonha-na-cara”

[caption id="attachment_19822" align="alignnone" width="800"]Projeto de novos prédios anexos da Câmara dos Deputados (Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados)[/caption]

Há séculos, a divisão de terras no Brasil tem sido uma das mazelas sociais, tendo em vista até a forma injusta como tudo começou, ou seja, o próprio sistema de Capitanias Hereditárias deixou para gerações posteriores um legado irracional e inaceitável de concentração de terras nas mãos de poucos e muitos a se desgastarem para colher muito pouco das terras alheias.

Dia-a-Dia com Maria: No fundo, existe uma Cinderela dentro de você!

Há mais de um século, os irmãos chamados Jacob e Wilhelm Grimm, criaram a dita personagem, que sem dúvida, faz parte do seu ser, podendo ter a forma de senhora, mocinha ou de experiente dama chacoalhada. 

Colunas

Entre Olhares: Tragédia anunciada

Cidadãos e cidadãs comuns ficaram perplexos diante do anúncio pela imprensa nacional das carnificinas ocorridas dentro de presídios brasileiros. Dezenas de pessoas mortas e...