AMC inicia fiscalização de infrações por videomonitoramento em Fortaleza

Fotossensores (Foto: Biaman Prado/O Estado)

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começou nesta segunda-feira (13) a multar infrações de trânsito flagradas por meio de câmeras de videomonitoramento instaladas em avenidas de Fortaleza. A fiscalização será realizada com base nas imagens geradas pelo Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), localizado nas dependências da AMC.

A fiscalização através dessa nova ferramenta tecnológica inicia-se nos cruzamentos da Av. 13 de Maio com Universidade; Av. 13 de Maio com Senador Pompeu; Av. Bezerra de Menezes com Olavo Bilac; Av. Presidente Castelo Branco com Jacinto Matos.

A AMC esclarece que os condutores flagrados nas imagens geradas pelo CTAFOR poderão punidos por diversos tipos de infrações, como dirigir falando no celular, não uso do cinto de segurança e não uso do capacete. As imagens não captam excesso de velocidade nem infrações que precisam da abordagem do agente de trânsito.

Ao todo, 41 cruzamentos serão fiscalizados à medida que for implantada a sinalização. Estes locais já estão devidamente sinalizados, alertando que o condutor redobre a atenção.

Segundo o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a implantação desse tipo de fiscalização atende à legislação federal e permite um monitoramento do tráfego mais eficiente, “possibilitando que se tenha um melhor nível de controle de comportamentos e coibição de irregularidades tanto em prol da mobilidade como da segurança viária”.

Além das câmeras de monitoramento do órgão de trânsito, também serão fiscalizadas as imagens em tempo real obtidas no Centro de Monitoramento da Av. Beira-Mar. A sinalização neste local está instalada desde o final do ano passado, mas a fiscalização deverá ser iniciada nos próximos dias.

Fonte: G1/CE

COMPARTILHAR