Connect with us

Brasil

Aprovado em computação é um dos 488 alunos com autismo nas universidades do Brasil

Publicado

on

Entre os mais de 8 milhões de alunos matriculados em universidades brasileiras, 488 têm o transtorno do espectro autista (TEA). Desses, 212 estão em instituições de ensino públicas e 276, em privadas. Um dos representantes do grupo é Junior do Nascimento, de 25 anos, que foi aprovado em ciência da computação em 2018.

No Dia da Conscientização do Autismo, o jovem conta como é ter dificuldades de socialização e, ainda assim, conseguir chegar ao ensino superior – em salas de aula cheias e barulhentas, tão incômodas a alguém com TEA. Ele relata que a terapia, os professores da escola e a família fizeram com que não enxergasse o transtorno como um impedimento para ter uma profissão.

Autismo: um mundo de extremos
A nomenclatura mais moderna, de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, é mesmo a sigla “TEA”. “É um imenso guarda-chuva que inclui pessoas em diferentes condições. Em um extremo, há pacientes com desenvolvimento avançado, mas com dificuldades de interação social, e em outro, aqueles que podem não desenvolver a fala, por exemplo”, explica o professor Celso Goyos, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Dos alunos de universidades brasileiras com TEA, 255 deles têm sintomas do chamado “autismo clássico”, que costuma ser diagnosticado por volta dos 3 anos de idade. Entre os sinais mais comuns desse quadro, podem estar:

– dificuldade em interação social, como não olhar para o interlocutor ou manter uma distância grande dele;
– não compartilhar interesses e experiências com os outros;
– não reagir a emoções, como por exemplo a criança que vê que a mãe se machucou, mas não faz carícias ou dá beijo para consolá-la;
– fazer movimentos repetitivos;
– não desenvolver a linguagem oral ou apenas repetir frases ouvidas;
– necessitar de uma rotina muito inflexível, sem mudanças em caminhos para a escola ou ordem de compromissos na semana.

No outro extremo, chamado Síndrome de Asperger, estão 233 alunos – dentre eles, Junior. Nesses casos, o desenvolvimento da linguagem pode até ser equivalente ao da média das crianças. Mas há sinais como:

– desinteresse em compartilhar interesses;
– dificuldade em socialização;
– falta de empatia ou de ter reações em grupo;
– interesse por assuntos muito específicos;
– comportamento repetitivo;
– sensibilidade alta ou baixa nos 5 sentidos (como irritação em ambientes barulhentos).

O professor da Ufscar explica que nem todos os alunos com TEA têm condições de chegar ao ensino superior. Mas que é possível dirigir esforços para isso. “O espectro é muito amplo. Mesmo sabendo que um paciente talvez não consiga ir à universidade, precisamos dar a condição de ele atingir seu desempenho máximo”, explica.

“Sabemos que há tratamentos eficazes e terapias precoces. Tudo deve começar assim que os primeiros sintomas forem percebidos. Se a criança for submetida a uma intervenção de qualidade, com profissionais qualificados, pode ter bons resultados”, explica.

Ele complementa dizendo que, além da terapia, é importante também que a escola e família estejam presentes na busca pela inclusão.

‘Eu vejo as pessoas como computadores. Só assim consigo entendê-las’
Junior conta que tem dificuldades em interação social. “Quando estou com uma pessoa apenas, consigo colocar minhas ideias em ordem. Mas em grupo, tenho mais problemas”, diz. “Com anos de terapia, consigo conversar olhando nos olhos de alguém. Eu ficava observando meus colegas na escola para entender como eles funcionavam. Tento decifrar os gestos dos seres humanos de forma técnica, como se a gente fosse um algoritmo”, conclui.

Estudante conta que lidar com trabalhos em grupo e salas barulhentas são obstáculos para alguém com TEA.  (Foto: Arquivo pessoal)

Estudante conta que lidar com trabalhos em grupo e salas barulhentas são obstáculos para alguém com TEA. (Foto: Arquivo pessoal)

O jovem relata que nunca conseguiu fazer amigos – apenas laços de amizade provisórios, de acordo com o ciclo social que está frequentando. “Eu achava que era frieza minha. Mas vejo hoje que não sei ler a linguagem corporal das pessoas e que isso não é um problema. Se eu fosse ator, tudo bem, me atrapalharia. Mas não vou ficar focando no que não é da minha natureza. Vou me dedicar ao que sou bom”, diz.

E ele é bom em informática, em programação, em cálculos. Estudou em escola pública no interior do Paraná e depois, morando no Rio de Janeiro, foi aprovado em arquitetura na PUC-Rio e na Universidade Santa Úrsula.

“Gosto de arte, mas não é minha área. Então desisti e, por recomendação da minha terapeuta, fui fazer teatro”, conta. Era uma tentativa de compreender melhor como as pessoas se relacionam e se portam em público. Por um ano e meio, enfrentou o desafio.

Ainda perseguindo o sonho de atuar na área da informática, Junior pesquisou sobre o mercado de trabalho e descobriu que não haveria profissionais capacitados para atender à demanda. “Decidi que ciência da computação tinha tudo a ver comigo. Entrei no cursinho, mas quase não fui às aulas. Paguei o curso para o ter material. Aí preferia fazer aulas particulares em casa. As salas lotadas e barulhentas me incomodavam”, lembra.

‘Não me acostumei ainda’
Junior foi aprovado, no início de 2018, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, instituição de ensino privada em São Paulo. Ele preferiu não declarar, no vestibular, que tem TEA. “Não fico comentando com as pessoas porque não tenho nenhum prejuízo cognitivo. Mas já conversei com um professor porque tenho dificuldade de fazer trabalho em grupo. Prefiro fazer sozinho”, conta.

Ele conta que está animado com o curso, apesar dos desafios. “Gosto muito de tecnologia e computação é o futuro. Posso trabalhar em qualquer lugar se souber programar. E é algo totalmente lógico. Tenho dificuldade de entender o que é mais abstrato”, diz.

“É difícil porque as pessoas fazem barulho na sala e sou sensível a sons. Mas sei que os alunos gostam de se relacionar. Então penso que é passageiro, para não me incomodar”, afirma. “Eu, por enquanto, não falei com ninguém. Só um ‘bom dia’ ou ‘boa tarde”, conta, rindo.

Junior diz que programação é o futuro no mercado de trabalho. (Foto: Arquivo pessoal)

‘Um passo de cada vez’
Ele ainda não conseguiu estabelecer uma rotina na universidade – o espaço é amplo e ele quer escolher sempre o mesmo portão por onde entrar.

Quando chega em casa, onde mora sozinho, pode seguir seu ritual. Almoça – em geral, o mesmo prato durante um mês. À tarde, Junior trabalha como analista de inteligência de mercado na empresa do pai. Depois, vai à academia e à terapia. “À noite, medito. Aprendi na internet”, diz.

Nos intervalos, o jovem estuda assuntos específicos com profundidade – uma das características da Síndrome de Asperger. “Por um mês, leio tudo o que é possível sobre o tema do momento. Já fiz isso sobre a Bíblia, sobre os egípcios. Agora é sobre cosmologia”, conta.

Ele sonha em se formar e abrir uma empresa de educação que use a tecnologia como pilar do ensino. “Mas é um passo de cada vez.”

‘Conselhos? Não sou péssimo’
Junior diz que é péssimo em dar conselhos. Mas se contradiz ao saber exatamente o que dizer a famílias de pessoas com autismo. “Pesquisem o que é o transtorno e vejam a pessoa como alguém que pode vencer obstáculos. Precisa ver o outro lado da moeda. Não dá para enxergar o autismo e esquecer que tem um ser humano ali”, diz. “Veja o quanto ela pode aprender. Só ver defeitos dificulta muito a evolução.”

Fonte: G1

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2024

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/03/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 26/03/2024

Noticias3 dias atrás

Mulher foi presa por abandono de incapaz após sair para beber e deixar os filhos em casa, em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Homem é denunciado por tentativa de homicídio após cortar corda de trabalhador em fachada de prédio

Noticias3 dias atrás

TCE interrompe processo licitatório para a implementação de 501 complexos de ‘beach tennis’

Noticias3 dias atrás

Meningite tem afetado uma média de cinco pessoas por semana no Ceará em 2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/03/2024

Mundo4 dias atrás

TikTok: após banimento na Índia, futuro da rede social nos EUA é incerto

Noticias4 dias atrás

Lançamento das pré-candidaturas petistas no Cariri cearense é interrompido por protesto de professores

Iguatu4 dias atrás

Sá Vilarouca deixa o PT depois de 37 anos. Pré-candidato acusa o PT estadual de ‘traição’

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/03/2024

Iguatu7 dias atrás

CPI da CAF convoca servidores para prestar esclarecimentos sobre empréstimo de 250 Milhões

Noticias7 dias atrás

Robinho passa noite na cadeia e cumprirá pena de nove anos

Noticias7 dias atrás

Duas empresas são investigadas pelo MPCE por forneceram alimentos estragados a escolas e unidades de saúde

Noticias7 dias atrás

Vereadores de Juazeiro do Norte votam aumento de 64,7% nos próprios salários

Iguatu7 dias atrás

Prefeitura de Iguatu é Alvo de Investigação por Suposto Nepotismo na Secretaria de Educação

Iguatu1 semana atrás

FAJI realiza cerimônia de entrega de certificados para alunos do curso de Artes Visuais

Iguatu1 semana atrás

CRISE NO PT: Diretório Estadual desencadeia revolta ao aceitar filiação de bolsonarista

Noticias1 semana atrás

Brasil conquistou nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo

Ceará1 semana atrás

Mais de 185 mil estudantes no Ceará devem receber benefício do programa Pé-de-Meia

Ceará1 semana atrás

MPCE suspeita de superfaturamento na compra de livros para estudantes de Pacatuba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/03/2024

Ceará1 semana atrás

Pedreiro é preso por engano no Ceará após erro de digitação em mandado de prisão da Justiça do Piauí

Ceará1 semana atrás

Jovem ‘dá o grau’ em moto e é perseguido por policial no Ceará

Ceará1 semana atrás

Ceará terá concurso público com 120 vagas na Adagri

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/03/2024

Brasil1 semana atrás

Governo brasileiro chega a acordo sobre isenção tributária para igrejas

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2024

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/03/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 26/03/2024

Noticias3 dias atrás

Mulher foi presa por abandono de incapaz após sair para beber e deixar os filhos em casa, em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Homem é denunciado por tentativa de homicídio após cortar corda de trabalhador em fachada de prédio

Noticias3 dias atrás

TCE interrompe processo licitatório para a implementação de 501 complexos de ‘beach tennis’

Noticias3 dias atrás

Meningite tem afetado uma média de cinco pessoas por semana no Ceará em 2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/03/2024

Mundo4 dias atrás

TikTok: após banimento na Índia, futuro da rede social nos EUA é incerto

Noticias4 dias atrás

Lançamento das pré-candidaturas petistas no Cariri cearense é interrompido por protesto de professores

Iguatu4 dias atrás

Sá Vilarouca deixa o PT depois de 37 anos. Pré-candidato acusa o PT estadual de ‘traição’

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/03/2024

Iguatu7 dias atrás

CPI da CAF convoca servidores para prestar esclarecimentos sobre empréstimo de 250 Milhões

Noticias7 dias atrás

Robinho passa noite na cadeia e cumprirá pena de nove anos

Noticias7 dias atrás

Duas empresas são investigadas pelo MPCE por forneceram alimentos estragados a escolas e unidades de saúde

Noticias7 dias atrás

Vereadores de Juazeiro do Norte votam aumento de 64,7% nos próprios salários

Iguatu7 dias atrás

Prefeitura de Iguatu é Alvo de Investigação por Suposto Nepotismo na Secretaria de Educação

Iguatu1 semana atrás

FAJI realiza cerimônia de entrega de certificados para alunos do curso de Artes Visuais

Iguatu1 semana atrás

CRISE NO PT: Diretório Estadual desencadeia revolta ao aceitar filiação de bolsonarista

Noticias1 semana atrás

Brasil conquistou nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo

Ceará1 semana atrás

Mais de 185 mil estudantes no Ceará devem receber benefício do programa Pé-de-Meia

Ceará1 semana atrás

MPCE suspeita de superfaturamento na compra de livros para estudantes de Pacatuba

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/03/2024

Ceará1 semana atrás

Pedreiro é preso por engano no Ceará após erro de digitação em mandado de prisão da Justiça do Piauí

Ceará1 semana atrás

Jovem ‘dá o grau’ em moto e é perseguido por policial no Ceará

Ceará1 semana atrás

Ceará terá concurso público com 120 vagas na Adagri

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/03/2024

Brasil1 semana atrás

Governo brasileiro chega a acordo sobre isenção tributária para igrejas

Videos10 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2024

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/03/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO -MAIS NOTÍCIAS – 26/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 26/03/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 25/03/2024

Videos6 dias atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 22/03/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 21/03/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 20/03/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 20/03/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 18/03/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 18/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 15/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 15/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 14/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 14/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 13/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 13/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 12/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/03/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 11/03/2024⚽️- FUTQUIXELOENSE

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 08/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS JUSTIÇA 08/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 07/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 07/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS 06/03/2024

EM ALTA