ASSUNTOSNET: Brasil volta a criar empregos com carteira

Mais de 35 mil postos formais de trabalho foram abertos em fevereiro de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Depois de 22 meses de queda, fevereiro aparece com a abertura de 35.612 postos de trabalho. O resultado de fevereiro 2016 tinha sido o pior desde que o Ministério do Trabalhador passou a registrar os dados em 1992. Recuperação foi puxada pelo setor de serviços, mas indústria também teve melhora, pelo segundo mês seguido. Cinco dos oito setores econômicos abriram postos de trabalho em fevereiro. O segmento de serviços foi o que mais gerou empregos: 50.613. Na contramão, o comércio fechou 21 mil vagas. Para analistas, mercado de trabalho começa a reagir. O resultado positivo no país superou a expectativa dos analistas, que só previam uma recuperação no segundo trimestre.

Punição severa a farmácias que venderem remédios falsificados

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (16) projeto de lei que permite o fechamento por tempo indeterminado de farmácias que vendam medicamentos falsificados. Atualmente, a lei prevê prazo máximo de 90 dias de interdição do estabelecimento ou suspensão da venda do item sob suspeita, período após o qual, se nada ficar comprovado, a farmácia pode ser reaberta.

Só na justiça

O presidente Michel Temer passou uma ordem ao governo: nenhum ministro vai responder acusações sobre a Operação Lava-Jato. A resposta padrão a ser dada é a mesma que Eliseu Padilha deu na segunda-feira: explicações só para a Justiça.

Aumento de impostos?

O governo federal está estudando a possibilidade de aumentar os impostos sobre os combustíveis no país. As informações são do jornal Estadão, que apurou que diversas propostas de aumento de impostos foram apresentadas para o governo e que a definição só virá na semana que vem, depois que Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, retornar da reunião do G-20, na Alemanha. A ação será realizada, de acordo com o jornal, para que a equipe econômica não corra risco de ter que mudar a meta fiscal ao longo do ano.

Eleição: líder do governo propõe fundo misto

Após reunião com ministros do TSE, o líder do governo no Congresso, Romero Jucá, alvo da Lava-Jato, defendeu para as eleições de 2018 um fundo com verbas públicas e privadas. Projetos da reforma política começam a ser discutida semana que vem.

Roubo de carga encarece produtos

No país, a cada 23 minutos um caminhão de carga é roubado. O prejuízo chegou a R$ 6 bi no período entre 2011 e 2016 e provocou aumento de até 35% no preço de produtos. Sem falar que ladrões enriquecem também.

Delator vira professor

Desde fevereiro, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o 1º delator da Lava-Jato, cumpre pena tirando dúvidas de alunos de escola particular de Petrópolis em matemática, física, história e geografia.

Aprovado aumento dos servidores

Por 24 votos a favor e 10 contra, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta tarde de quinta-feira, a mensagem de reajuste salarial dos servidores públicos estaduais. Com isso, fica valendo o reajuste de 2% para toda a categoria e 6,29% para aqueles que percebem a remuneração mínima do Estado. Os percentuais valerão a partir de 1º de janeiro que é a data-base dos servidores.

Saúde

O Brasil registrou nos últimos dois meses, queda nos casos de dengue, zika e chikungunya, em comparação ao mesmo período de 2016. Dados do Ministério da Saúde, com informações consolidadas até 18 de fevereiro, apontam uma redução média de 90% dos casos. A população tem que continuar fazendo a sua parte.

Fogo amigo

O deputado federal José Airton (PT) ocupou a tribuna da Câmara para criticar o governo federal e a gestão Camilo Santana por estarem esvaziando financeiramente o Sine/IDT. Ele destacou a importância do órgão e lamentou que a Pesquisa Emprego e Desemprego em Fortaleza e Região Metropolitana esteja saindo das tarefas do Sine/IDT por falta de orçamento. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por sua vez, diz que a culpa é do governo federal, que atrasou repasses, daí ter ficado sem condições orçamentárias para bancar a pesquisa.

Eleições no PT

O partido realizará eleições em abril para renovar o diretório, e contará com dois candidatos para a disputa. Carlym Gomes e William Felipe, já estão em campanha e dividirão a preferência dos filiados. Segundo um dirigente, uma caravana local participará do evento no município de Monteiro na Paraíba neste final de semana , que contará com a presença do ex-presidente Lula e outras lideranças partidária.

Limpeza no calçadão e trilhos

Uma equipe do departamento de limpeza da prefeitura está realizando um serviço que apresenta bons resultados ao lado do calção e no espaço dos trilhos da linha férrea cheia de mato e lixo. O objetivo da ação é melhorar a convivência no local e, dar aos frequentadores um espaço limpo e agradável. Os trabalhos consistem na limpeza com capinação nas margens da linha férrea e retirada de lixo contribuindo principalmente, para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Jogoribe

Surge mais um produto no ramo da jogatina que desenvolve em nossa cidade. Basta ver nas esquinas do centro e periferia, que o jogo gera emprego também. Sorte ou azar, este por sua vez, traz algumas novidades como: 33 opções para o apostador e uma homenagem ecológica ao rio Jaguaribe. Façam as suas apostas.

ASSUNTOSNET: Sexta-feira, 17 de março de 2017. Coluna com atualização diária de responsabilidade do radialista Silvani Soares com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador. Boa Leitura!

COMPARTILHAR

Comente aqui sobre essa matéria.