ASSUNTOSNET: Presidente do INSS cai após denúncia

Depois de O GLOBO ter revelado que o INSS fez contrato de R$ 8,8 milhões para fornecimento de softwares com empresa sediada em um depósito de bebidas, o governo demitiu o presidente do instituto, Francisco Lopes. O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, determinou abertura de sindicância para apurar o caso, e o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciou que investigará os contratos firmados pela RSX Informática com órgãos do governo. O deputado federal André Moura (PSC-SE), líder do governo, insistiu para que Lopes fosse mantido no cargo. O dirigente liberou R$ 4 milhões para a empresa sem que qualquer serviço fosse prestado. O INSS sofre com sucateamento de sua estrutura e déficit de funcionários.

Combate á criminalidade

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de Lei (PLC 19/18) que cria o Sistema Único de Segurança Pública e a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. (Susp), que agora segue para sanção presidencial. A proposta foi colocada em pauta pelo presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), que havia prometido a votação. O Susp integra os órgãos de segurança de todos os estados, diante de ações conjuntas.

Semana nacional da conciliação

A Justiça do Trabalho do Ceará agendou mais de duas mil audiências para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontecerá de 21 a 25 deste mês de maio. São 1.792 processos para as 37 varas do trabalho do Estado e mais 300 para o Centro de Conciliação (Cejusc-JT). O objetivo do mutirão é resolver o maior número de processos por meio de acordos, informa a assessoria de imprensa do TRT do Estado. Os bancos foram responsáveis pelo maior número de processo na pauta do Cejus-JT. Só a Caixa Econômica Federal vai tentar acordo em mais de 50 processos. Para receber os pedidos de audiências, a Justiça do Trabalho do Ceará coloca à disposição de advogados, empregados e empregadores o WhatsApp 98818-9393. Também é possível agendar por meio de formulário disponível no site do TRT/CE ou pessoalmente nas unidades da Justiça do Trabalho, em todo o Estado.

Lava Jato investiga 429 clientes de doleiros

Integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, do Rio, investigam uma lista com 429 clientes do banco Evergreen (EVG), controlado pelo doleiro Dario Messer, em Antígua e Barbuda, até meados de 2013. A relação contém 119 offshores e 145 contas de pessoas físicas. São empresários, doleiros, esportistas, nomes ligados a políticos, servidores públicos e personagens de casos recentes de corrupção.

Fachin autoriza inquérito contra lideranças do MDB

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, autorizou a abertura de inquérito para investigar se membros do MDB, entre os quais os senadores Eunício Oliveira (CE) e Renan Calheiros (AL), receberam propina da empresa JBS. A sigla disse repudiar nova tentativa de criminalização da política.

Polícia de SP mata mais homens, negros e jovens

Pessoas desses grupos morrem mais em ações da polícia do que em casos de homicídio doloso no estado de São Paulo, mostra pesquisa. A informação é da Folha de São Paulo.

PIB fraco no trimestre

Projeções de analistas para o PIB recuam de 3%, em fevereiro, para 2,3%, após resultados ruins da indústria, comércio e serviços e de o IBC-Br cair 0,13% no trimestre.

Banco Central surpreende e mantém os juros em 6,5%

Copom reagiu à recente alta do dólar e encerrou ciclo de redução da taxa Selic. A decisão surpreendeu analistas do mercado financeiro, que esperavam um novo corte, de 0,25 ponto percentual, para 6,25%. Economistas dizem que a opção por manter a Selic pode ser explicada pelo receio de que a recente valorização do dólar levasse a uma aceleração da inflação e à queda dos investimentos.

Partidos vão ao STF e ao TSE para ampliar tempo de TV

Beneficiados pelas duas janelas de transferência partidária mais recentes, o Podemos e o PP se uniram em uma ofensiva jurídica para que a distribuição do tempo de TV às legendas no horário eleitoral gratuito na campanha não tenha como critério o tamanho das bancadas eleitas em 2014, como prevê a regra atual.

Sem Lula, Camilo pede apoio do PT a Ciro Gomes

Em tom realista e pragmático, ao Estadão, governador rejeitou ‘radicalismos’ e ‘isolamento suicida’ do partido no debate sobre opção ao petista preso.

MEC autoriza contratação de 1.205 novos professores e técnicos administrativos

As vagas atenderão 32 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. No total, serão abertas 1.205 novas vagas em todo o país, sendo 810 para professores e 395 para técnicos administrativos em educação.

PNAD

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) traz hoje dados ampliados do primeiro trimestre sobre desemprego.

Hoje é Dia mundial da Hipertensão

Patologia é responsável por 1 em cada 5 mortes das mulheres. Especialistas orientam que a principal ação na prevenção e no tratamento da doença é a redução da quantidade de sal na preparação e na adição (através do saleiro de mesa) aos alimentos.

Tratamento barra sequela de diabete

Tratamento de diabete tipo 1 desenvolvido por cientistas da USP combina quimioterapia e células-tronco. Para um especialista, a técnica evita as complicações da doença.

Combate á pedofilia

A maior operação “Luz da Infância 2” de combate à pedofilia no Brasil está sendo realizada esta manhã em 24 Estados. Policiais cumprem mandados de busca e apreensão desde cedo. Ainda esta manhã o ministro Jungmann dará entrevista coletiva sobre a operação. Até o momento foram presas 80 pessoas suspeitas de envolvimento com vasto material. A Operação Luz da Infância 2 é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e acontece em 24 estados e no Distrito Federal.

Iguatu será polo regional do Programa Corredores Digitais

É uma iniciativa do governo do Estado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece. Iguatu será a cidade polo da região e o IFCE ficará a frente das mobilizações. Na próxima semana, haverá uma capacitação para que os estudantes possam desenvolver seus projetos.

Baú de ponta a ponta

O sonho de ver a conclusão da estrada serve de comentários junto aos moradores da região e vem recebendo destaque nas sessões da Câmara Municipal. Para um analista, com o empenho dos nossos vereadores, cobrando dos representantes no legislativo e Câmara Federal, aumenta expectativa de que a obra terá um avanço para a aguardada conclusão com certeza.

Iguatu comemora a 16ª Semana de Museus

O evento vai até 20 de maio é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizado anualmente na metade do mês de maio, em virtude do Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18, data estipulada pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Confira as principais sinopses de notícias e comentários catalogados por Silvani Soares. Boa Leitura!

COMPARTILHAR