ASSUNTOSNET: Pressões levam a novos recuos na Previdência

Relator surpreende governo e revê regra mais dura para servidores. Equipe econômica teme que outras mudanças reduzam impacto fiscal. Meirelles diz que medidas estão no ‘limite’ Um dia após apresentar seu parecer para a reforma da Previdência, negociado com o governo, o relator Arthur Maia cedeu a pressões e fez novos recuos, surpreendendo a equipe econômica. Maia adotou regras mais generosas para a previdência rural e divulgou uma “errata”, sinalizando que vai aliviar as exigências no regime de transição dos servidores. O governo teme que pressões de outros grupos levem a mais recuos. O ministro Henrique Meirelles disse que as mudanças estão no limite do que pode ser feito sem alterar o equilíbrio fiscal. A votação fica para maio . Acordo de governo e oposição atrasará a votação na Câmara. A apreciação na comissão da reforma foi transferida para 2 de maio e o primeiro turno no plenário deve ocorrer só em 15 de maio.

Reforma trabalhista deve ir a voto dia 26

O governo conseguiu aprovar ontem na Câmara o requerimento de urgência para acelerar a votação da reforma trabalhista. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que espera votar a reforma em plenário na próxima quarta-feira, dia 26. Antes, o texto terá de ser votado na comissão especial. A oposição protestou levando cartazes ao plenário, já que, um dia antes, o governo tinha perdido na votação da urgência. O texto prevê, entre outros pontos, que o acordado entre empresas e sindicatos tenha poder de lei.

Reforma politica

Deputados se reúnem na comissão especial da reforma política para discutir o relatório parcial do deputado Vicente Cândido (PT-SP). O parecer prevê o fim dos vices e voto em lista.

PF apura fraude na compra do Panamericano

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão por suspeita de fraude na compra pela Caixa, em 2009, de fatia do Banco Panamericano, que pertencia ao Grupo Sílvio Santos. Entre os investigados estão Henrique Abravanel, irmão de Sílvio Santos, André Esteves, do BTG, e Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa.

Compra de MPs continuou mesmo após a Lava Jato

Delações de ex-executivos da Odebrecht indicam que a empresa repassou recursos para tentar influenciar ao menos 20 atos do Legislativo e do Executivo, entre 2005 e 2015, em sua maioria a edição e a aprovação de medidas provisórias. Os últimos acertos relatados ocorreram após o início da Lava Jato.

Ataque a ônibus na capital

17 ônibus e 7 carros foram incendiados e duas delegacias sofreram ataques. Em postagem no Facebook, na noite dessa quarta-feira (19), o governador Camilo Santana (PT) disse que seis suspeitos de ataques a ônibus em Fortaleza e na Região Metropolitana foram detidos. O governador assegurou que a Polícia não será intimidade pela criminalidade. A Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará (Aspramece) lamentou em nota o assassinato do PM Paulo César Silva e solicitou ao secretário André Costa um plano de segurança pública eficaz. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Estado do Ceará assumiu as investigações sobre os ataques. A SSPDS não divulgou os nomes dos suspeitos.

Ceará está hoje com 4.833 casos de chikungunya confirmados

O dado foi divulgado nesta quarta-feira, em boletim, pela Secretaria da Saúde do Estado. No ranking dos municípios com maior incidência da doença estão: Fortaleza, com 2.678 casos confirmados, o que significa 55,4%.%; Caucaia, em segundo lugar, com 792 casos; em terceiro vem Baturité, com 345 casos. Um óbito foi registrado. No último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, em 14 de março último, eram 661 casos confirmados da doença. Houve, de acordo com a pasta, comparando os números divulgados nesta quarta-feira com os de março, um crescimento de 631% dos casos. Reforma da Previdência agrava desigualdades sociais, dizem CNBB.

Cofecon e OAB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Economia (Cofecon) manifestaram-se hoje (19) contra a reforma da Previdência. Em nota, as três entidades disseram que é necessário que a sociedade brasileira esteja atenta às “ameaças de retrocessos”.

Governador vai assinar termo cooperação

O governador Camilo Santana vai assinar, às 14h30min desta quinta-feira, no Palácio da Abolição, um termo de cooperação técnica com o Banco do Brasil e tendo a participação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Pelo acordo, o BB atuará como agente financeiro preferencial das empresas amparadas pelos programas de incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas em todo Estado.

Futebol

Ferroviário chega a final após 19 anos. Ferroviário garantiu vaga na final do Campeonato Cearense de Futebol, na noite dessa quarta-feira (19), ao empatar com o Fortaleza, em 0 a 0, no Castelão. O time coral não disputa uma decisão do Estadual há 19 anos. Com o resultado, o Ferroviário também assegurou participação na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil do próximo ano. O outro finalista sairá entre Ceará e Guarani de Juazeiro, no sábado (22), no Castelão, com o Vozão jogando pelo empate.

Chapa 1 vence eleições sindicais

Com 370 votos (54,6%) a chapa 01 “Nossa Historia se Constrói na Luta”, encabeçada pelo servidor Pablo Neves, venceu a eleição disputada com a Chapa 2 “Juntos somos fortes” liderada por Juranilce que obtiveram 305 votos (44,2%). A chapa vencedora ficará a frente do triênio 2017/2020, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu. O pleito transcorreu dentro da normalidade cuja apuração dos votos aconteceu na Câmara Municipal de Iguatu. A posse está marcada para dia 16 de maio.

ASSUNTOSNET: Quarta-feira, 20 de abril de 2017. Coluna com atualização diária de responsabilidade do radialista Silvani Soares com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador. Boa Leitura!

COMPARTILHAR