ASSUNTOSNET: Protestos contra reformas de Temer ocorrem em 19 capitais

Protestos contra reformas de Temer ocorrem em 19 capitais

Ao menos 19 capitais e o Distrito Federal tiveram protestos nesta quarta (15) contra as propostas de reformas trabalhista e previdenciária do governo Temer (PMDB). Os atos foram convocados por entidades e sindicatos de várias categorias. O dia também foi marcado por paralisações no transporte público. Em São Paulo, que teve greves do metrô e de ônibus, foram registrados 201 km de vias congestionadas às 9h30, recorde para o ano. À tarde, grupos protestaram na av. Paulista. O ex-presidente Lula participou do ato e discursou contra o que chamou de fim das conquistas dos trabalhadores. No Rio, manifestantes atearam fogo em lixos e quebraram vidros de agências bancárias. Houve confronto com a polícia, que usou bombas de gás lacrimogêneo. Em contraponto aos protestos, Michel Temer tentará usar publicidade na TV e em redes sociais para neutralizar o discurso contrário à reforma da Previdência. O texto da reforma trabalhista, por sua vez, poderá ser aprovado sem votação do plenário da Câmara, conforme decisão atualmente em vigor da presidência da Casa.

Temer avalia ir à TV defender proposta

O presidente Michel Temer avalia a possibilidade de ir à TV defender o projeto da reforma da Previdência. Pedido foi feito a ele por líderes da base governista que alegam pressões contrárias à reforma nas bases eleitorais e cobram parceria do Planalto na divisão do ônus da mudança.

Supremo manda investigar Padilha

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autorizou investigação sobre prática de crime ambiental pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O caso envolve obra de canal de drenagem no RS.

STF muda cálculo de PIS/Cofins

A decisão do STF pode custar à União R$ 250 bilhões. O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para fins de incidência do PIS e da Cofins, pagos por empresas de todos os setores e cuja arrecadação ajuda a financiar a Previdência e o seguro-desemprego. A União, derrotada, alegou que a estimativa é de perda de R$ 250,3 bilhões aos cofres públicos entre 2003 e 2014. Nos últimos cinco anos, período em que a causa ainda não prescreveu o impacto.

Contribuição Sindical

Relator defende fim de obrigatoriedade. Sindicalistas e especialistas aprovam proposta do relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, pelo fim da contribuição sindical obrigatória.

Calendário do PIS

Os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho, que recebem até dois salários mínimos, poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de hoje (16). A retirada poderá ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos por meio do Cartão do Cidadão, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários. Quem é correntista da Caixa teve o dinheiro depositado na última terça-feira (14) na conta-corrente. Para saber se tem direito a receber o benefício, de até um salário mínimo, o trabalhador pode consultar o site do banco ou ligar no 0800 726 0207, opção 1.

Dia do consumidor

No Dia Mundial do Consumidor, nesta quarta-feira (15), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulga o seu ranking anual de atendimentos. Em 2016, planos de saúde mantiveram-se no topo do levantamento (28,1%), seguido por serviços financeiros (19,2%), produtos (16,8%) e telecomunicações (14,4%). No total, foram 7.678 demandas, 3.105 tratavam de dúvidas sobre os processos judiciais promovidos pelo Idec, em sua maioria aqueles relativos a planos econômicos.

Assembleia fará audiência pública para Reforma Trabalhista

Fortaleza será sede de audiência pública da Comissão Especial da Reforma Trabalhista. Está marcada para as 9 horas do próximo dia 3 de abril, no plenário da Assembleia Legislativa, informa o deputado federal Cabo Sabino (PR). O encontro atende a um requerimento do parlamentar cearense. A comissão foi instalada no último dia 9 de fevereiro, e analisará 13 pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados e, em caso de acordo, passarão a ter força de lei.

Atos no município

Durante o ato nacional, várias lideranças sindicais e políticas manifestaram apoio à luta dos trabalhadores no município. Escolas e postos de saúde também participaram com suas representatividades. Comerciários também prestigiaram o evento contra as reformas da previdência e trabalhista imposta pelo governo federal.

Caravana visitará Monteiro (PB)

Caravana de petista local, estará neste domingo (19) no município de Monteiro (PB), para prestigiar evento que contará a presença do ex-presidente Lula que fará visita a obra recém inaugurada. Segundo assessoria, Lula virá acompanhado da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-ministro Ciro Gomes, do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e de diversas autoridades políticas do Nordeste, a exemplo do Governador do Ceará, Camilo Santana, e o Senador pernambucano, Humberto Costa. A expectativa, segundo os organizadores, é de um público aproximado ao de 50 mil pessoas, já que estão sendo formadas caravanas de todo o Nordeste. O ato político que será realizado no Centro de Monteiro terá início às 12h30.

Banda larga

O Senado aprovou nesta terça-feira (15) um projeto que altera o Marco Civil da Internet e proíbe operadoras de limitar dados nos serviços de banda larga fixa. A matéria agora segue para análise na Câmara

Quadro das Chuvas

Funceme faz previsão para o estado nesta sexta-feira (17). Segundo o órgão, o céu claro retorna somente no sábado (18), durante o período da tarde.

Banheiro químico

Cidadão que trafega pela Rua Luzia Moreira nas imediações do Campus Humberto Teixeira, cobra da prefeitura a retirada de 2 banheiros químicos instalados ao lado da entidade. O equipamento foi colocado durante o carnaval e está sendo utilizado indevidamente sem a devida manutenção.

ASSUNTOSNET: Terça-feira, 15 de março de 2017. Coluna com atualização diária de responsabilidade do radialista Silvani Soares com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador. Boa Leitura!

COMPARTILHAR