ASSUNTOSNET: Ser negra dobra risco de morte de jovem no Brasil, aponta relatório da SNJ e Unesco

Uma jovem negra no Brasil corre risco 2,2 vezes maior de ser morta do que uma jovem branca, segundo o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, que será divulgado nesta segunda-feira (11). Em 26 unidades da Federação – apenas o Paraná fica de fora -, a taxa de homicídios entre mulheres de 15 a 29 anos é maior entre as negras. Elas são ainda mais vulneráveis à violência em Estados como o Rio Grande do Norte, onde morrem 8,11 vezes mais do que as jovens brancas. O estudo foi feito pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O índice foi calculado com base na análise de dados de 304 municípios do País com mais de 100 mil habitantes. “O IBGE mostra que negros ganham 59% a menos e são 70% da população que vive em extrema pobreza. Embora a sociedade em geral diga que não há racismo no Brasil, os números mostram o contrário.”

Operação Baixo Augusta

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (11) uma operação para investigar o pagamento de R$ 160 milhões em propina da JBS para agentes da Receita Federal. O órgão fiscalizador, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão envolvidos na ação, batizada de Operação Baixo Augusta. Segundo as investigações, as propinas eram pagar para acelerar a liberação de créditos tributários do Fisco a empresas do grupo pertencente aos irmãos Joesley e Wesley Batista. Um auditor fiscal da Receita foi afastado judicialmente e oito pessoas físicas e jurídicas tiveram os bens bloqueados por suspeita de envolvimento no esquema. Ao todo, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em São Paulo, Caraguatatuba, Campos dos Jordão, Cotia, Lins e Santana do Parnaíba.

Convenção do DEM deve firmar partido no país e indicar Maia como presidenciável

A convenção nacional do Democratas, prevista para acontecer na próxima quinta- feira (14), deve firmar o partido nacionalmente e indicar o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), como postulante ao Palácio do Planalto em 2018. A expectativa é que a legenda se coloque como ocupante do lugar antes designado ao PSDB, ao passo que manda um recado para os tucanos: o apoio não será automático. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo. O Democratas será a nova força na Câmara e Senado. O partido vai receber os parlamentares que debandaram do PSB, PSDB, PSD e PP. Tudo acertado com o Palácio do Planalto. O salto do partido tem uma motivação: a eleição de 2018.

PPS fecha questão a favor da reforma da Previdência

O diretório nacional do PPS decidiu neste sábado (9), em Brasília, fechar questão a favor da reforma da Previdência, que tem como relator o deputado Arthur Maia, filiado ao partido.

Apoio tucano á Reforma

O governador Geraldo Alckmin (SP), novo presidente do PSDB, enfrenta resistências para cumprir seu primeiro desafio à frente do partido: obrigar deputados tucanos a votar pela reforma da Previdência – o que os políticos chamam de fechar questão em torno de um tema.

Pauta suprema

As últimas sessões do ano no Supremo Tribunal Federal (STF) foram reservadas para temas políticos. Estão na pauta uma ação do Ministério Público Federal (MPF) para proibir a Polícia Federal de negociar delações e pedidos de políticos do PMDB para suspender o andamento da denúncia em que foram acusados junto com Temer. O STF tem mais 3 encontros marcados até entrar em recesso, na semana que vem.

Governo lançará programa Cartão Mais Infância

Nesta segunda-feira, às 9 horas, no Centro de Eventos, o governador Camilo Santana e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, lançarão o Cartão Mais Infância. Trata-se de um benefício de transferência de renda voltado para famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social.

Transparência

Esta deveria fazer parte do dicionário politico quando se trata de recursos públicos. O portal já existe, no entanto, a dúvida persiste quando vai para a dura realidade dos gestores. No final de cada ano, fatos contábeis contrariam a dura realidade, na hora de passar a régua obstruindo o presente do futuro.

Brasil tem ano com o maior número de queimadas da história

E o ano nem acabou. São 270.479 focos de incêndio registrados pelo Inpe, recorde da série histórica anual, iniciada em 1999. Estiagem prolongada e ausência de fiscalização são apontadas como causas.

Festival de Baterias

Arte e educação ficam mais unidas quando levadas aos palcos. A constatação veio nesta final de semana durante do festival de Baterias, apresentado na praça de Iguatu.

Número de ações despenca com nova lei trabalhista

Dados de cinco tribunais regionais mostram queda de quase 78% no número de processos trabalhistas desde 11 de novembro – dia em que a nova lei entrou em vigor , em relação ao mesmo período antes da reforma. O TRT-SP, por exemplo, recebeu 12.409 processos até o dia 6 de dezembro, ante 65.112 nos 30 dias anteriores.

Nova função para o prédio da estação ferroviária

O antigo prédio da estação ferroviária de Iguatu terá nova função. A gestão municipal, cuidará a partir de agora da sua manutenção quando viabilizará projeto cultural para o mesmo. O Deputado Guimarães participa logo mais da solenidade
que contará com a presença do prefeito Edinaldo ( PDT), secretários e assessores.

Dr. José Ilo internado com infecção pulmonar

A informação do BLOG ROBERTO MOREIRA. O ex-prefeito e ex-deputado José Ilo está internado desde quinta-feira, no Hospital Monte Klinikum, com uma infecção pulmonar, mas se recupera bem e deverá continuar o tratamento a partir desta segunda-feira em casa. Dr. José Ilo tem lutado para superar problemas de saúde. O deputado Agenor Neto, filho de José Ilo, tem dedicado o tempo em acompanhá-lo nas internações e recuperações.

Pesar

Nossas condolências à família do Sr. Otávio Nascimento. Comerciante faleceu neste sábado aos 89 anos e foi sepultado na tarde domingo no cemitério Parque da Saudade. Bem humorado e querido pelos amigos, gostava de musica e era colecionador de discos. Vai deixar saudade aos familiares e amigos . Descanse em Paz!

COMPARTILHAR