CMDCA realiza seminário sobre adoção e lança campanha pelo Dia das Crianças

Na manhã dessa quarta-feira, 10 de outubro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Iguatu em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Ministério Público Estadual realizaram o Seminário sobre Adoção e Entrega Voluntária de Criança ou Adolescente. Houve ainda a apresentação do fluxograma de atendimento da rede intersetorial.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e teve a participação de funcionários da própria secretaria, bem como da secretaria de saúde, conselho tutelar, e instituições que atuam na proteção e defesa dos diretos das crianças e adolescentes. Entre os profissionais, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde, dentre outros.

Na mesma ocasião foi firmada a parceria conjunta dos envolvidos para fortalecer o sistema de adoção existente e incentivar a entrega voluntária. A promotora de justiça e titular da Vara da Infância e Juventude de Iguatu, Helga Tavares, chamou a atenção para a “adoção à brasileira”, uma prática comum e ilegal onde os indivíduos burlam a fila de espera no Cadastro Nacional de Adoção e adotam crianças de forma irregular.

Taís Costa, presidente do CMDCA Iguatu. (Foto:Daniela Lima)

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Taís Costa, informou que já aconteceram outros momentos semelhantes com essa temática e enalteceu a campanha “Violência nem de brincadeira: arma não é brinquedo”, a qual incentiva neste mês das crianças a troca de brinquedos de armas, espadas ou quaisquer objetos que incitem a violência, por brinquedos educativos. A troca pode ser feita nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no Polo de Convivência Social.

Ainda hoje a partir das 19h será realizado um show infantil na Praça das Crianças em Iguatu com as atrações: Tio Leo, Tio Susu e Tio Helinho. Lá também será feita a tradicional entrega de brinquedos às crianças pelo dia 12 de outubro, “Dia das Crianças”.

COMPARTILHAR