Dos 68 times da Série D do Brasileiro 2017, apenas nove são estreantes

Oito times estreiam na Série D (Foto: Fernando Torres / CBF)

Portuguesa-SP, América-RN, Bangu-RJ, Cordino-MA, Jacobina-BA, São Bernardo-SP Fast-AM, XV de Piracicaba-SP e Tocantins de Miracema-TO nunca disputaram torneio.

Criada em 2009, a Série D do Campeonato Brasileiro conta, pelo segundo ano consecutivo, com 68 equipes. Dessas, apenas nove nunca disputaram a competição. São elas: Portuguesa-SP, América-RN, XV de Piracicaba-SP, São Bernardo-SP, Bangu-RJ, Cordino-MA, Jacobina-BA, Tocantins de Miracema-TO e Fast-AM.

O número elevado de estreantes de São Paulo (3) é justificado pelo novo formato da disputa, que abriu vagas para quatro clubes da Federação Paulista de Futebol, além da rebaixada Lusa e do campeão da Copa Paulista, Nhô Quim. Portuguesa e Dragão são os únicos que participaram de pelo menos uma edição da Série A no século 21. O Mecão caiu em 2007, e a Lusa em 2013, em caso polêmico.

Tigre do ABC, Onça e Jegue da Chapada, fundados em 2004, 2010 e 1993, respectivamente, competem pela primeira vez na história em uma edição de Campeonato Brasileiro. O centenário Bangu-RJ, além do Fast-AM, que viveu um jejum de 45 anos sem título e é o único entre os oito que conquistou o estadual de 2016, já sentiram o ”gostinho”, mas há tempos distantes.

Fonte: Globo Esporte

COMPARTILHAR