Festival Icozeiro é um dos dois projetos do Brasil selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018

O Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO, realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), do Ceará, e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, do Instituto de Imagem e Cidadania RJ, do Rio de Janeiro, foram os únicos selecionados do Brasil.

A divulgação aconteceu nessa quarta-feira (07) no site oficial do IberCultura Viva. Ainda foram selecionados 15 projetos da Argentina, Chila, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

O IberCultura Viva é um programa intergovernamental de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária dos países ibero-americanos com a participação da Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

Conforme a organização do programa, foi escolhida uma proposta de cada país integrante do Conselho Intergovernamental. Além desses 11 que obtiveram a primeira colocação em seus países, o programa decidiu premiar outros seis – os eleitos foram os mais bem pontuados entre os segundos lugares de cada país. O valor total destinado ao edital é de US$ 85 mil. Cada projeto receberá até US$ 5 mil.

Os projetos apoiados são encontros, congressos, seminários, festivais, feiras e colóquios que serão realizados entre novembro de 2018 e maio de 2019, com entrada livre e gratuita.

ICOZEIRO – Realizado desde 2011, o festival de artes integradas gratuito que já somou público agregado de cerca de 100 mil pessoas nas últimas edições e acontece de 18 a 30 de dezembro no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio do séc. XIX da antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Em 2018, um novo desafio surgiu com a proposta de ampliar a programação, tornando-o 8° Festival Nacional ICOZEIRO – VIII Festival da Cultura Icoense, com a busca pela descentralização de atividades culturais na cidade e município de Icó.

Neste sentido, ao ser selecionado por um edital internacional de apoio à cultura comunitária, o Festival ICOZEIRO reafirma sua proposta de atuação contínua de formação de público local e regional, intercâmbio cultural, ocupação do centro histórico e valorização da Cultura como desenvolvimento econômico e social.

EDITAL IBERCULTURA VIVA – O objetivo do edital é apoiar eventos cuja forma de gestão se desenvolva a partir da articulação e do trabalho conjunto de organizações, coletivos culturais e povos originários, que fortaleçam a gestão cultural local e que busquem fomentar, enriquecer, fortalecer e/ou visibilizar produções culturais comunitárias tanto no campo artístico como para a construção de cidadania e a valorização das identidades dentro do Espaço Cultural Ibero-americano.

As inscrições estiveram abertas de 15 de agosto a 3 de outubro. Dos 110 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 89.

As candidaturas eram provenientes dos 11 países integrantes do programa: 35 do Brasil, 24 da Argentina, 5 do Equador, 5 do Peru, 4 de El Salvador, 4 do México, 4 da Guatemala, 3 do Chile, 2 de Costa Rica, 2 do Uruguai e 1 da Espanha.

*Icó na Rede

COMPARTILHAR