GRIPE: Campanha de vacinação contra a doença começa dia 23 de abril

A partir da próxima segunda-feira (23), começa a ser realizada a Campanha nacional de vacinação conta a gripe. O objetivo é proteger a população com maior risco de ficar doente ou de ter as consequências mais graves que pode inclusive levar à morte. Para isso, a vacina contra a gripe estará disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses até cinco anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores da rede pública ou privada. De acordo com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, todos os estados já receberam parte das doses da vacina.

“O nosso foco é de vacinar 54 milhões de pessoas entre crianças e idosos, então esse é o nosso objetivo. A vacina está distribuída não só aqui em Brasília, mas em todos os estados brasileiros. Nós já distribuímos em média 40% de toda a vacina que será entregue aos estados brasileiros. Já entregamos uma quantidade aproximada de mais de 25 milhões de doses com vacinas suficientes para atender aquela demanda”.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, podendo ocorrer também, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Na forma grave, a gripe causa falta de ar, febre por mais de três dias, dor muscular intensa e prostração. A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Para acessar informações oficiais sobre vacinação e gripe, acesse o portal do Ministério da Saúde. O endereço é saúde.gov.br

COMPARTILHAR