IFCE do Cedro comemora 23 anos de funcionamento

Nesta terça-feira,11/9, em comemoração ao aniversário de 23 anos de funcionamento do campus do Cedro do IFCE, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do município e do Instituto Federal. O ato contou com a presença da banda municipal Maestro José Pretinho, alunos, docentes, terceirizados e representando o prefeito, o chefe de gabinete da Prefeitura de Cedro, Maurício Bezerra.

Para o diretor-geral, professor Fernando Lopes de Melo, foi um dia muito significativo não só para a escola, mas para a região Centro-Sul e para o Brasil. “Nós já temos alunos nos representando em todos os estados da Federação,como profissionais que não teriam outra oportunidade se essa escola não existisse (…) A gente agradece a vocês a opção de ter escolhido essa escola”, declarou o professor na cerimônia.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o diretor convidou a comunidade acadêmica para um abraço no campus. “Que gente saia daqui depois Hino Nacional bem fortalecido e dê um abraço no campus, que a gente possa dar as mãos e abraçar esse campus como uma forma de proteção do campus, como uma forma de dizer: ‘Esse campus é meu e ninguém vai mexer com ele”, convidou.

Ex-aluna e atual servidora, Maria José Lemos, auxiliar de biblioteca, disse que foi muito importante ter participado do hasteamento da bandeira. “Para mim, o campus tem se destacado muito. Já era destaque, só que hoje muito mais. Eu acredito que por conta do investimento. Investiram muito no campus e ele tá se destacando no centro-sul e no Brasil inteiro”, analisou.

A estudante Melyssa Santos,de Lavras da Mangabeira, do integrado em Eletrotécnica, ganhou o torneio de futsal feminino dos Jogos dos Institutos Federais, em Natal, no último dia 8, também participou da solenidade. A aluna declarou que foi um prazer participar da cerimônia. “É um orgulho hastear a bandeira do IF.Tenho orgulho de estudar aqui. Sempre foi meu sonho. Minha mãe já estudou aqui. Minha tia ainda estuda.Meu primo (ainda estuda)”, disse. Melyssa afirmou ainda que a estrutura do campus é maravilhosa e que se sente em casa.

Histórico

O funcionamento do campus Cedro foi autorizado pela Portaria Ministerial Nº 526/MEC, de 10 de maio de 1995, iniciando suas atividades em 11 de setembro de 1995, com a oferta do Pró-Técnico, curso preparatório para ingressos de seus cursos de Mecânica e Eletrotécnica.O campus Cedro, pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, teve sua aula inaugural em 11 de setembro de 1995. Tem atualmente uma área geográfica de influência que abrange 14 municípios equidistantes em torno de 30 a 100 km.

São ofertados os cursos técnicos integrados em Mecânica Industrial, Informática, Eletrotécnica, os técnicos concomitantes em Eletrotécnica e em Mecânica Industrial. No ensino superior, funcionam os cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Sistemas de Informação e a Mecatrônica,além da Especialização em Docência do Ensino Superior. Atualmente, o campus conta com 72 docentes,48técnicos administrativos e 1151 alunos e 44 colaboradores terceirizados.

COMPARTILHAR