Importância da amamentação materna é tema de palestras na abertura do “Agosto Dourado” em Cedro

Gestantes e profissionais de saúde participaram do evento. Foto de Marciel Bezerra

O aleitamento materno, fundamental para o bem-estar das crianças, é a base do movimento “Agosto Dourado”, campanha que incentiva a prática em todo o país. Aqui no município, a solenidade de abertura aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE).

A campanha vai prosseguir com diversas atividades durante o mês. Palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ensaios fotográficos, rodas de conversas, exposições e debates estão na programação.

Este é o segundo ano consecutivo da campanha no município, que traz como lema em 2018 “Amamentação é a base da vida”. O prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que o aleitamento materno traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê e afirma ainda: “Este é o momento de dialogar e encorajar a prática, expandindo conhecimentos sobre a amamentação, que é a base da vida e essencial à promoção da saúde”. Em agosto, também, é comemorada a 27ª Semana Mundial da Amamentação.

Especialistas são unânimes: a amamentação exclusiva até os seis meses, sem a oferta de água, por exemplo, previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Crianças alimentadas com leite materno até 2 anos também desenvolvem, em média, mais inteligência, e têm maior escolaridade e renda. Vários projetos no Senado buscam assegurar o direito ao aleitamento materno. O secretário Russel Sirius ressalta que todos os profissionais de saúde em Cedro estão preparados para orientar sobre o “Agosto Dourado”.

As gestantes tiverem momento único de aprendizado com palestra sobre a importância da amamentação materna, ministrada pela coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo. “Pudemos conhecer e detalhar a importância da amamentação e os cuidados com o bebê. No encontro havia mamães de primeira viagem”, ressalta.

Agosto Dourado

Desde 1992, entre os dias 1º e 7 de agosto, é realizada a Semana Mundial da Amamentação. A cada ano um tema é definido, de modo a nortear as ações a serem desenvolvidas no sentido de conscientizar acerca da importância da amamentação na promoção da saúde da criança, na criação do vínculo familiar etc.

COMPARTILHAR