Connect with us

Saúde

Informativo: Saiba como evitar a Chikungunya

Publicado

on

Nos últimos anos, a febre chikungunya vem se tornando preocupação de saúde pública mundial de forma crescente. A doença, que é causada pelo vírus chikungunya e transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, apresenta dores articulares extremas como característica definidora. Apesar de a infecção perdurar por um período de dois a doze dias, as dores nas articulações podem permanecer por vários meses. Felizmente, podemos evitar a doença tomando certas medidas preventivas.

1- Controlando a população de mosquitos 

Saiba que a febre chikungunya é transmitida por meio de picadas de mosquito. O vírus causador da doença é do gênero Alphavirus, e é transmitido por picadas de mosquitos infectados, mais comumente o Aedes aegypti.

– Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir outras doenças, como dengue e febre amarela.

– O Aedes aegypti é facilmente identificado pelas manchas brancas singulares em suas pernas, corpo e cabeça. Originário da África, atualmente pode ser encontrado em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

– O mosquito é atraído por algumas substâncias químicas liberadas pelo corpo, como amônia, ácido lácteo, dióxido de carbono e octenol.

Familiarize-se com o comportamento do mosquito. O mosquito Aedes aegypti é conhecido por ser mais ativo durante as primeiras e as últimas horas do dia (trata-se de um inseto de hábitos diurnos).

– Contudo, estes mosquitos podem picar em qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. Além disso, eles preferem permanecer em áreas internas, escuras e com sombra.

– O local mais comum de reprodução do Aedes aegypti é água estagnada. Inclui-se nessa definição a água encontrada em vasos, pneus descartados, baldes, barris descobertos, garrafas e outros recipientes descobertos.

– O mosquito sobrevive por até um mês. Entretanto, seus ovos são resistentes ao calor e ao frio, e os insetos podem, portanto, retornar depois do verão e do inverno.

Elimine o local de reprodução dos mosquitos. Uma das melhores maneiras de se proteger do vírus chikungunya é acabar com o maior número de mosquitos e ovos que estejam em seu local de reprodução.

– O lugar mais comum de reprodução do mosquito é água parada. Portanto, o primeiro passo é não deixar água estagnada em qualquer recipiente descoberto em sua casa.

– A seguir, procure por qualquer reservatório de água que possa servir como local de reprodução para os mosquitos, como pneus descartados, vasos, latas, garrafas, calhas, tambores e assim por diante.

Promova limpeza geral em casa e na comunidade. A fêmea do Aedes aegypti é atraída pelo odor de bactérias presentes em água estagnada. Desse modo, quando você limpa os arredores da casa, haverá menos água parada e, consequentemente, menor número de mosquitos.

– A limpeza é a chave para destruir os criadouros do mosquito. Assim, limpe o sistema de drenagem da casa. Lembre-se também de que rios, canais ou riachos estagnados também são propícios para a reprodução do mosquito.

– Quando um riacho ou rio estiver cheio de plantas ou lixo ao ponto de ser impossível o escoamento da água, realize uma ação conjunta com a comunidade para a implantação de um programa de limpeza que possibilite que a água flua novamente.

Use armadilhas para mosquitos. As armadilhas criam um ambiente artificial favorável para a reprodução dos mosquitos. A seguir, uma vez que eles tiverem depositado os seus ovos, estes podem ser destruídos manualmente ou substâncias químicas especiais podem ser adicionadas à armadilha para matar as larvas.

– A ovitramp, ou armadilha de oviposição, é a armadilha mais comum para a captura do Aedes aegypti. Originalmente, era utilizada para estudar as populações de mosquitos, contudo, mais tarde descobriu-se que era possível acrescentar substâncias químicas ao dispositivo para matar ovos e larvas. As armadilhas extintoras são usadas com eficácia contra chikungunya, febre amarela, dengue e o vírus do Nilo Ocidental.

– A armadilha luminosa é outro bom dispositivo para controle de mosquitos. A luz UV, azul ou violeta é usada para atrair os mosquitos que, uma vez dentro da armadilha, são eletrocutados ou ficam presos a uma placa adesiva.

2- Prevenindo picadas de mosquitos

Use roupas longas protetoras. Você pode se proteger das picadas de mosquito usando roupas que cubram o corpo, como calças compridas e camisetas de mangas longas. Verifique também se o material é espesso o suficiente para evitar que os mosquitos penetrem na roupa.

– Caso o tempo esteja úmido, escolha roupas folgadas que permitam o sangue circular pelo corpo. Além disso, existirá um espaço entre as roupas e sua pele, dificultando que o mosquito chegue até você.

– Mosquitos também são atraídos pelo calor do corpo, portanto é uma boa ideia optar por roupas de cor clara, que não absorvem muito calor e permitem que o corpo permaneça resfriado.


Use repelente nas roupas. Pode-se lavar as roupas e deixá-las de molho por 10 minutos em Permetrina, repelente de uso comum. A seguir, deixe-as secar à sombra. Quando forem usadas, vão repelir os mosquitos e diminuir as chances de ocorrência de picadas.

– Como alternativa, pode-se borrifar repelente nas roupas.

Use telas mosquiteiro, principalmente para dormir. Colocar telas mosquiteiro ao redor da cama evitará picadas enquanto você dorme.

– Para mais proteção, use telas mosquiteiro que tenham sido quimicamente tratadas com repelente para insetos.

– Considere também a colocação de telas nas janelas e portas, o que evitará que os mosquitos entrem através de qualquer espaço aberto.

Use loções e sprays repelentes. O repelente deve conter pelo menos de 30% a 50% de DEET (N,N-dimetil-meta-toluamida). Entretanto, uma porcentagem maior pode causar irritação na pele.

– Caso você esteja aplicando filtro solar e repelente ao mesmo tempo, aplique o filtro solar antes e o repelente depois. Caso contrário, o último não será eficaz.

– A fim de não causar irritação na pele, repelentes que contenham “picaridina” devem apresentar até 15% da substância em sua composição.

Mude-se para um local onde os mosquitos não sejam comuns. Caso esteja procurando um método extremo, mas eficaz, de se proteger da febre chikungunya, considere a possibilidade de mudança para uma região onde os mosquitos não sejam comuns.

– Caso esteja procurando por um novo lar, opte por uma área onde grandes corpos de água parada, como pântanos, lagoas e florestas, não sejam comuns.

– Entretanto, mudar-se pode ser oneroso, e não é uma uma solução prática para a maioria das pessoas.

Mate os mosquitos. Fique atento à presença de mosquitos. Se possível, em vez de esperar que o mosquito pouse em você, é melhor capturar e matar o inseto enquanto ele estiver voando.

-O mosquito pode picá-lo antes de morrer se tiver a oportunidade de pousar em sua pele. Isso aumenta a chance de infecção pela febre chikungunya.

– A melhor maneira de matar um mosquito é com a raquete elétrica, pois o objeto aumenta exponencialmente as chances de matá-lo quando ele estiver em repouso.

3- Reconhecendo os sintomas da chikungunya

Procure por inchaço, vermelhidão e dor nas articulações. Pessoas infectadas com chikungunya sentem dor extrema nas articulações, principalmente em membros inferiores como tornozelo, joelho e quadril, e em membros superiores como cotovelo, ombro e pulso. Dor nas costas ocorre raramente com a doença.

– A dor nas articulações é geralmente descrita como de natureza latejante, e é acompanhada de vermelhidão e inchaço. As articulações tornam-se muito sensíveis ao toque e o paciente sente dificuldade em movimentá-las.

– Às vezes, o paciente pode não ser capaz de movimentar as articulações devido à dor extrema, ficando incapaz de andar, se levantar, correr, escrever, dirigir, pegar objetos, e assim por diante.

Esteja atento a sintomas secundários. Além da dor nas articulações, sintomas secundários da febre chikungunya incluem náusea, vômito, conjuntivite, e fotofobia (hipersensibilidade à luz). Em certas ocasiões, o paladar também é afetado.

Entenda a progressão dos sintomas. Em seus estágios iniciais, os sintomas da febre chikungunya são:

– Febre baixa ou temperatura corporal elevada, indisposição, redução do apetite, sendo que vômito também pode ocorrer.

– Após o período de cinco a sete dias, a dor nas articulações começa, geralmente na parte da manhã, com leve dificuldade de movimentos, e o paciente pode se sentir incapaz de sair da cama. Com o avançar do dia, a dor diminui.

– Para maiores informações sobre como reconhecer os sintomas da febre chikungunya, leia este artigo.

4- Diagnosticando a febre chikungunya

Faça um teste ELISA. Caso haja suspeita de infecção por chikungunya, o sangue do paciente será submetido ao teste ELISA, usado para detectar a existência de anticorpos no organismo, indicando ou não a presença da doença.

Faça um teste sorológico. O soro sanguíneo também será testado para verificação da presença de RNA viral. Entretanto, deve-se esperar de 5 a 8 dias após a infecção para que a condição possa ser identificada.

Use os critérios da OMS para confirmar o diagnóstico. A Organização Mundial de Saúde estabeleceu alguns critérios para confirmar o diagnóstico da febre chikungunya. Estes incluem:

– Existência de febre acima de 38,5°C (101,3°F), e ocorrência de dores articulares e musculares extremas sem quaisquer outras condições médicas ou ortopédicas.

– A pessoa visitou a área epidêmica 15 dias antes da infecção.

– Presença de testes laboratoriais positivos, como os descritos acima.


5- Amenizando os sintomas da febre chikungunya

Entenda que não existe tratamento específico para a febre chikungunya. O vírus é autolimitante, o que significa o problema se resolve sozinho. Portanto, o tratamento é voltado para amenizar os sintomas, como as dores articulares e a febre, usando medicação e métodos de cuidados caseiros.

Use compressas quentes nas articulações rígidas. Coloque uma compressa quente sobre a articulação dolorida e espere por 30 minutos. Repita o processo três vezes ao dia.

– O calor da compressa aumenta o fluxo sanguíneo na articulação afetada, o que ajuda a reduzir a inflamação, a rigidez e a tensão muscular.

– O aumento do fluxo sanguíneo também ajuda a promover a cura, pois o sangue carrega nutrientes às articulações e remove toxinas e dejetos.

Massageie as articulações doloridas. Massagear as articulações (aplicando pressão forte) e usar um analgésico pode trazer bons resultados, amenizando rigidez e dor.

– Opte por cremes de massagem que contenham ingredientes como diclofenaco, óleo de linhaça, cânfora, etc, pois essas substâncias ajudam a aliviar a dor.

– A massagem é segura é pode ser usada várias vezes ao dia, ou quando necessário.


Use compressas frias. A fim de diminuir a inflamação e a dor, use uma bolsa térmica para aplicar compressas frias sobre a articulação afetada duas vezes ao dia, por pelo menos 20 minutos.

– Envolva a bolsa em toalha ou tecido, pois o contato direto da pele com a superfície fria pode machucar.


Tome analgésicos
. As dores articulares extremas podem ser um pouco aliviadas com anti-inflamatórios não esteroides, recomendados para pessoas infectadas pela doença. Estes medicamentos bloqueiam os sinais da dor a nível cerebral, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Dicas

– Existe um esforço contínuo para a criação de nova vacina contra a chikungunya. Estudos mostram que a vacina existente é eficaz por menos de um ano, além do fato de algumas pessoas relatarem a existência de sinais e sintomas associados à doença mesmo depois de vacinadas.

– A prevenção é sempre melhor do que a cura, e isso é certamente verdadeiro quando se trata de chikungunya. Siga os passos acima para diminuir as chances de ser infectado pela doença.

– Informe-se o máximo possível a respeito da febre chikungunya, pois isso o ajudará a lidar com a doença de maneira mais efetiva. Procure sempre orientação médica.

Fonte: WikiHow

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias35 minutos atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias39 minutos atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu1 hora atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil6 horas atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo6 horas atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Noticias6 horas atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 horas atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 dia atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 dia atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 dia atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas2 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias2 dias atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará2 dias atrás

76 mulheres foram assassinadas no Ceará nos três primeiros meses de 2024

Ceará2 dias atrás

Alece aprovou projeto de lei que institui o programa “Entrada Moradia Ceará”

Brasil2 dias atrás

No dia 5 de maio, milhões de candidatos irão disputar as 6.640 vagas oferecidas no CNU

Ceará2 dias atrás

Em 10 anos, açude Castanhão ultrapassa 30% da capacidade pelo segundo ano seguido, no Ceará

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Porto Seco no Ceará: Quixeramobim foi o único a demonstrar interesse. Iguatu e Missão Velha também estavam na lista do governo

Ceará4 dias atrás

Idoso reage a assalto e é agredido com capacetes por criminosos no CE

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Iguatu6 dias atrás

UNIFIC promove audiência pública para discutir implantação de Porto Seco em Iguatu

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Noticias1 semana atrás

Entenda o embate entre Elon Musk e Alexandre de Morais

Noticias35 minutos atrás

Aposta feita na cidade de Jucás, no Ceará, acertou cinco dezenas e levou o prêmio de R$ 49.552,51

Noticias39 minutos atrás

Ceará é o décimo estado brasileiro com a maior proporção de cidadãos sem renda

Iguatu1 hora atrás

Terminal Intermodal e Porto Seco: Iguatu Mantém Esperanças e Corre Contra o Tempo

Brasil6 horas atrás

Dia dos Povos Indígenas, entenda a mudança do nome e história da data

Mundo6 horas atrás

Risco de uma nova guerra mundial existe, caso o conflito entre Israel e Irã se consolide

Noticias6 horas atrás

Ministros do STF estão analisando decisão judicial sobre bloqueio nacional do WhatsApp

Ceará7 horas atrás

Quase 50 mil casos a mais da ‘virose da mosca’, foram registrados no Ceará este ano

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Ceará1 dia atrás

Ambulância atola em estrada de terra a caminho da casa de paciente em Acopiara

Ceará1 dia atrás

Enfermeira teria matado amante após engravidar e não querer que ele assumisse a criança no CE

Ceará1 dia atrás

Governador do Ceará se reúne com ministro de Minas e Energia sobre reclamações contra a Enel

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Colunas2 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A CACHORADA E A SAÚDE PÚBLICA

Noticias2 dias atrás

Mulher foi conduzida à delegacia após levar um idoso morto em uma cadeira de rodas para tentar obter um empréstimo de R$ 17 mil

Ceará2 dias atrás

76 mulheres foram assassinadas no Ceará nos três primeiros meses de 2024

Ceará2 dias atrás

Alece aprovou projeto de lei que institui o programa “Entrada Moradia Ceará”

Brasil2 dias atrás

No dia 5 de maio, milhões de candidatos irão disputar as 6.640 vagas oferecidas no CNU

Ceará2 dias atrás

Em 10 anos, açude Castanhão ultrapassa 30% da capacidade pelo segundo ano seguido, no Ceará

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Iguatu4 dias atrás

Porto Seco no Ceará: Quixeramobim foi o único a demonstrar interesse. Iguatu e Missão Velha também estavam na lista do governo

Ceará4 dias atrás

Idoso reage a assalto e é agredido com capacetes por criminosos no CE

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Iguatu6 dias atrás

UNIFIC promove audiência pública para discutir implantação de Porto Seco em Iguatu

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Noticias1 semana atrás

Entenda o embate entre Elon Musk e Alexandre de Morais

Videos8 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 19/04/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 18/04/2024

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 18/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/04/2024

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 17/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 16/04/2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 16/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 15/04/2024

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 15/04/2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 12/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 12/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 11/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/04/2024

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 10/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 08/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 04/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 03/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 02/04/2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 02/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – ESPORTE SHOW 01/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 01/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 01/04/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 28/03/2024

Videos3 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 27/03/2024

EM ALTA