Reforço de 1.319 novos PMs ganha as ruas a partir de hoje

“O sentimento hoje é de gratidão. Prometo honrar essa farda. Sei que a responsabilidade é muito grande, mas o orgulho por servir ao Estado e ao povo cearense é maior ainda”, disse a formanda Jordânia Nascimento, que concluiu a jornada de mais de mil horas/aula do Curso de Formação para a Carreira de Praças da Polícia Militar e realizou o sonho de integrar as forças de segurança pública do Estado. Esse sentimento permeou os 1.319 novos policiais militares que compuseram a terceira turma do concurso público para a PM. O governador Camilo Santana participou na manhã desta quarta-feira (13) da solenidade de formatura dos novos soldados, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

“A sensação é de compromisso. Só vamos resolver o problema da segurança aumentando o efetivo e fiz o maior concurso da história. Deixo a minha gratidão pelo trabalho de vocês, policiais, por tantas vidas que já foram salvas, tenho profunda admiração pela profissão. O concurso era para 4.200 vagas, mas a Lei permitia chamar até cinco mil e o restante já está na Academia. Na semana que vem vamos dobrar o efetivo do BPRaio em Fortaleza. Nesses três anos, vamos chegar a 8.800 novos homens nas forças da segurança pública, juntando PM, Polícia Civil, Pefoce e Corpo de Bombeiros. Vocês daqui pra frente representam o Estado, e o crime não vencerá aqui no Ceará”, disse o chefe do Executivo.

Esta é a terceira turma de aprovados no concurso público de 2016 e formados pela Academia de Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). As duas primeiras turmas – com outros 2.655 concludentes – também estão nas ruas; e a quarta turma iniciou o curso de formação profissional.

“Queria dizer que vocês estão hoje iniciando uma carreira de policial a qual eu sigo há 18 anos. Não desanimem. Nossa missão é muito importante para a sociedade e requer atenção para realizar ações sem esperar nada em troca. Como quando ouço das pessoas das periferias como a vida delas têm mudado com a atuação da Polícia Militar. Ela faz muito além de patrulhar e prender. Para essas pessoas, vocês representam esperança de dias melhores”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.

O agora soldado Luiz Nogueira de Melo Júnior foi o escolhido para falar em nome de todos os novos 1.319 e ressaltou o desejo coletivo de fazer a diferença. “É uma grande honra e imensa responsabilidade poder representá-los. Quero agradecer a Deus por tornar possível fazermos benefícios para a humanidade e ressaltar a importância de nossas famílias. O que nos trouxe aqui foi uma série de motivos que pode ser resumida com a expressão ‘vontade de vencer’. Vencemos! Estamos realizando um sonho. À sociedade cearense que espera de nós a postura de elevar o profissionalismo, estaremos sempre atentos às nossas ações. Juntos somos mais fortes”.

COMPARTILHAR