Secretaria de Agricultura e Pesca e Prefeitura de Cedro realizam peixamento em açudes

Peixamento vai beneficiar comunidades rurais. Foto de Marciel Bezerra

Produtores rurais ganharam reforço com a entrega de 100 mil alevinos em diversas comunidades rurais para peixamento de açudes comunitários. A ação é realizada pela Secretaria de Agricultura Pesca e Aquicultura do Ceará e Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca, em parceria com a Prefeitura de Cedro.

Em função da estiagem que assola o sertão cearense, açudes de diversas comunidades secaram; em algumas regiões, os reservatórios que mantiveram o adequado volume de água serão beneficiados. “Ao todo, cerca de 100 mil alevinos estão sendo entregues. Estamos dando condições aos agricultores para que possam repovoar seus açudes e cuidar das famílias mais adequadamente”, reforçou o Prefeito de Cedro.

Na avaliação do presidente da Associação Comunitária Saco da Telha, Gleiciano Morais, os peixes chegaram na hora certa. “Agora vamos colocar na água mais 1.500 tilápias. Agradecemos a gestão municipal pela preocupação com homem do campo. Estamos à disposição para dar continuidade a outras parcerias”.

O secretário de Agricultura Manoel Bezerra informou que foram solicitados cerca de 300 mil alevinos. “Por ora, a gente espera atender os agricultores mesmo que parcialmente. Em setembro, iremos fazer novas solicitações de alevinos e estender os benefícios a mais famílias”.

O peixamento contempla reservatórios públicos estaduais, comunitários e de áreas de assentamento. Os alevinos são transportados em veículos adaptados e acondicionados em sacos plásticos ou em caixas apropriadas, sendo monitorados até o repovoamento do açude.

COMPARTILHAR