Vereadores de Iguatu visitam unidades de saúde

Edson Adriano (SD), membro, Joaquim Ribeiro (PDT), relator, e Antonio Baixinho (PSB) acompanharam as visitas - (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)

Na sessão da última quinta-feira, 06, foram apresentados a todos os vereadores da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) os relatórios da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Previdência Social, que desde último mês de março realiza visitas a equipamentos de saúde. A comissão atendeu a uma orientação da mesa diretora a fim de apurar as demandas existentes referentes à pasta de saúde.

O objetivo das visitas é verificar possíveis falhas do sistema de saúde municipal e identificar as principais reclamações de pacientes e funcionários dos postos. A comissão é composta pelos vereadores Zilfran Ferreira (PSDB), presidente, Joaquim Ribeiro (PDT), relator, e Edson Adriano (SD), membro.

O documento é referente a duas visitas da comissão a dois Postos de Saúde Familiar no dia 03 de abril. As comunidades de Vila Moura e Vila Neuma receberam a comitiva. A escolha do local se deu a uma solicitação do parlamentar e representante político da região, Antônio Baixinho (PSB). “A população trazia essas demandas e reclames a minha pessoa quanto à demora no atendimento e falta de equipamentos. O meu papel é provocar no objetivo revolucionar as questões”, adiantou.

As mortes prematuras de recém-nascidos tornaram-se outro fator para aceleração das visitas. “Apesar de ser uma comissão de temas mistos, escolhemos a saúde para apurar com mais detalhes como vêm sendo acompanhadas as gestantes do município. Concluímos que houve avanço diante do estado em que se encontrava. Mas temos muito que avançar”, concluiu Zilfran, que adiantou que as próximas visitas ocorrerão em instituições de ensino.

Durante a visita foram ouvidos relatos de enfermeiros, coordenadores, médicos e pacientes. “No PSF da Vila Neuma podemos registrar que a equipe está completa, com os profissionais, sem registro de falta de material e com atendimento de segunda a sexta”, contou o relator Joaquim Ribeiro (PDT).

Edson Adriano (SD) disse ter ficado supresso com o depoimento de uma mãe. “Me surpreendeu o depoimento de uma mãe de que o ‘teste do pezinho’, importante para a saúde do bebê, não estava sendo coletado nos PSF’s” disse.

Falta de equipamentos

Na Vila Neuma registrou-se a falta de equipamentos como o glisímilitro (aparelho para medir a glicose no sangue), tensiômetro e de odontólogos. “A primeira remessa de equipamentos comprados não supriu a demanda. Mas já recebi a informação que até a próxima semana a unidade terá o seu material exclusivo. Sobre a falta do profissional dentista, os pacientes relacionados à saúde bocal estão sendo encaminhados a unidades mais próximas do bairro”, adiantou Joaquim, que disse ter conversado com alguns pacientes. “Também ouvi relatos de moradores informando que melhorou o atendimento desde a inauguração dos postos, principalmente o médico”, adiantou.

Presidente

O vereador e presidente da CMI, Mário Rodrigues (PDT) afirmou ser essencial o trabalho das comissões para um bom andamento das políticas públicas. “Temos que ter uma câmara atuante. Os relatórios servem como documentos fiscalizadores, onde o executivo pode se embasar e trabalhar em cima das correções necessárias”, afirmou.

COMPARTILHAR