Vereadores participam de sessão itinerante em Barreiras dos Pinheiros

João Francisco Presidente da comunidade das barreiras dos Pinheiros ressaltou as conquistas recentes da comunidade

Em sessão itinerante da Câmara Municipal de Iguatu (CMI), os parlamentares foram a Barreira dos Pinheiros, na terça-feira, 05. O objetivo do parlamento seguir pelas principais regiões da cidade é de aproximar a população das ações e projetos do legislativo. Além da apresentação dos projetos de lei, indicações legislativas e requerimentos de informação, os moradores participaram da tribuna livre para cobrar as principais demandas locais.

Os reclames e solicitações ocorreram em sua maioria por meio de presidentes das associações das comunidades das Barreias dos Pinheiros, Paraibanos, Constantinos, Varjota, e Vila Julieta. Eles trouxeram à pauta questões como melhorias nos sistemas das unidades básica de saúde, construção de creche, reforma nas escolas locais, e abastecimento hídrico.

João Francisco, presidente da comunidade das Barreiras dos Pinheiros, ressaltou as conquistas recentes da comunidade, bem como apresentou as demandas atuais. “Foi muita proveitosa. Conquistamos nesse ano a reforma da creche e instalação de energia no ginásio. Mas apresentamos como necessidade atual a reforma do PSF e calçamento de algumas vias e construção de uma caixa d’água”, pontuou.

Da comunidade dos Paraibanos, Neném Siqueira ponderou o problema hídrico como prioridade das mais de 400 famílias que lá residem. “Já sabemos que uma instalação de uma adutora com a rede está sendo construída, mas está demorando. Nos informaram que tudo estava dependendo da instalação da rede elétrica. Esperamos que seja resolvido logo porque a necessidade é grande”, afirmou.

Ronald Bezerra (PSDB) parlamentar mais votado na localidade, ressaltou a oportunidade de a comunidade conhecer de perto os trabalhos do legislativo. “A Câmara vindo às comunidades para fazer cumprir o seu papel real, o de ouvir as reivindicações, debater as problemáticas e intermediar a solução junto ao prefeito. Só assim chegaremos ao foco real que realizar as políticas públicas de maneira mais efetiva”, garantiu.

Conforme o presidente da casa, Mário Rodrigues (PDT), a iniciativa criada por meio de projeto de lei em 1990, promete percorrer todos os distritos da cidade e atenderá, ainda, os bairros mais populosos do município. “Entraremos em recesso nesse mês de dezembro e retornaremos em janeiro. Queremos realizar uma por mês, se possível a cada última semana. Já elaboramos os calendários de regiões que serão visitadas, enviadas pelos próprios parlamentares”, disse. Essa foi a segunda sessão itinerante realizada neste ano. A primeira ocorreu no mês de novembro no sítio Recreio comunidade do Distrito de Riacho Vermelho.

Mário pontuou ainda as questões de urgência como ampliação e recuperação da escola e a creche da comunidade do Sítio Varjota por meio de convênio, e investimentos na rede de distribuição hídrica. “A escola faz parte de um convênio assinado em 2014. E agora fomos informados que estão sendo pleiteados novos aditivos para enfim terminar essa obra. A creche local é um problema seríssimo, no período eleitoral do ano passado solicitaram um aditivo de mais de R$ 600 mil, não concluíram e deixaram essa conta pra atual gestão. Mas vamos encaminhar todas as situações ao prefeito e os respectivos secretários”, disse.

A sessão cumpriu regimento com leituras de projetos e votação de outras que começam a tramitar na casa. Na ‘Ordem do Dia’ foi votado em primeira votação o PPA 2018/2021.

COMPARTILHAR