Falta de remédio, um drama para doentes 
A falta de remédio de uso contínuo para diabetes e pressão, é um drama para as famílias carentes. As reclamações aumentam nas redes sociais, numa forma de cobrança  junto aos postos de saúde em alguns bairros. Segundo um paciente, o problema é antigo e pede providências às autoridades do município para que possa continuar com o tratamento, já que  alguns itens estão em falta.


Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima 
Neste  sábado, 17, Iguatu será palco para chegada da  Imagem Peregrina  de N. Sra. de Fátima, na Diocese de Iguatu. Fieis e devotos , vivem a  expectativa para  o acolhimento da imagem peregrina de Nossa Senhora  de Fátima.  Comitiva desembarca no aeroporto Tomé da Frota às as 16h30, e segue  a carreata   pelas principais ruas, culminando com a missa na Catedral de São José. Um momento de  Bênção e Graças do  Céu!

Liberdade econômica, trabalho aos domingos 
MP libera trabalho aos domingos para todas as profissões.com a proposta, empresa pequena poderá extinguir registro de ponto. Trabalho fica autorizado desde que empregado folgue em ao menos um de cada quatro domingos. Texto foi aprovado na Câmara e segue agora para análise no Senado. Hoje a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que o descanso “deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte” e proíbe o trabalho aos domingos e feriados, exceto em casos de “conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço”, mediante permissão do governo, que precisa especificar tais atividades.

Presidente suspende uso de todo tipo de radar móvel
Decisão vale para vias federais e inclui radares manuais ou instalados em veículos ou suportes móveis. Exceção são equipamentos fixos Número de mortes caiu nas estradas federais de janeiro a junho deste ano, mas o de mortos em atropelamentos subiu. Especialistas criticam medida. Medida começa  a valer na próxima semana.

Portaria de armas
Segundo lista do Exército, civis terão acesso a munições antes classificadas como de uso restrito, como 9 mm e .40, mas fuzis foram vetados. Já  a  Lista publicada nesta quinta-feira,  traz armas que poderão ser compradas após decreto de Bolsonaro. A portaria define quais armas são classificadas de uso permitido, que podem ser adquirido por qualquer pessoa que cumpra os requisitos legais para ter uma arma; e as de uso restrito, que só podem ser usados por categorias específicas.

Assuntosnet quarta-feira, 16, de agosto de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

Mais de 3 milhões estão sem trabalho há ao menos 2 anos
Um quarto dos desempregados do Brasil —3,347 milhões de pessoas— estão em busca de trabalho há pelo menos dois anos, divulgou o IBGE. A taxa de desocupação ficou em 12% no segundo trimestre, 0,7 ponto percentual a menos que nos três primeiros meses do ano.

Situação no Ceará
 De acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), aqui no Ceará, 132 mil procuram emprego há mais de dois anos. O número é o maior da série história da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). No segundo trimestre deste ano, 32 mil pessoas entraram para a estatística em relação ao primeiro trimestre. De acordo com o IBGE, 40,7% dos empregados no Ceará não possuem carteira assinada. O analista destaca que as mulheres e os jovens estão entre os mais penalizados pelo desemprego no Brasil e que o Ceará segue essa tendência.

Bolsas suspensas
Sem resposta do governo federal sobre a garantia de abertura de crédito suplementar para cobrir o déficit do orçamento de 2019, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou ontem que suspendeu a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa.

Ceará vai ganhar um “Centro de Águas.
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, assinou, nesta semana, portaria em parceria com diversas instituições do Governo do Estado para o estabelecimento de um grupo de trabalho que planejará a criação de um “centro de águas”. Será um organismo que, segundo a assessoria de imprensa da UFC, vai se empenhar no desenvolvimento da cadeia produtiva dos recursos hídricos.

PRF determina suspensão e recolhimento de radares móveis
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinou ontem  (15) que “todos os gestores e servidores” suspendam o uso e recolham “equipamentos medidores de velocidade estáticos, móveis e portáteis”. Em nota encaminhada à imprensa, a PRF informa que a determinação vale até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas.

Futebol
O técnico da seleção brasileira, Tite, convoca hoje, 23 jogadores para os amistosos contra Colômbia e Peru no mês de setembro nos Estados Unidos. O treinador tem alguns desfalques certos, como o goleiro Alisson  (contundido)e o atacante Gabriel Jesus  suspenso por medida disciplinar da Conmebol. Neymar será chamado?

Abuso de autoridade
Cinco deputados federais do partido Novo pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determine à Câmara uma nova votação do projeto que pune o abuso de autoridade. A proposta, que define punições a juízes, integrantes do Ministério Público e políticos, foi aprovada e enviada para sanção presidencial. Segundo os parlamentares, houve ilegalidade na votação na Casa.

Carros abandonados  
O número é pequeno , mas existem carros abandonados nas ruas de Iguatu . O principal problema , é que acumulam, lixo, surgem  baratas e outros insetos que incomodam  a vizinhança e pessoas que  que convivem com este problema. 

Futuros professores
61% dos calouros de pedagogia ou outra licenciatura estudam a distância. Estudo divulgado nesta quinta compara a expansão do EAD na formação de professores desde 2010 e mostra que a modalidade EAD tem qualidade inferior aos cursos presenciais.

Fecomércio abre inscrições para Circuito Sesc de Corridas
O projeto  começa por Sobral , contempla público geral com percurso de 05 e 10km, envolvendo cinco etapas realizadas nas unidades do Sesc. Aqui em Iguatu  será realizada dia 6 de outubro. Realizado há 35 anos, o Circuito Sesc de Corridas tem por objetivo incentivar a prática da atividade física, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio da corrida de rua.

Att,
Thiedo HenriqueRepórter da Rádio Mais FM Educativa e Jornal A Praça
TIM-Whats-(88)9900.7463