Ceará
23 municípios do Ceará tiveram redução na população em 2021; veja lista
Dos 184 municípios cearenses, 23 tiveram queda no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme os indicadores, as cinco cidades que mais apresentaram redução no total de moradores foram Alto Santo (1.119), Morada Nova (148), Reriutaba (106), Parambu (64) e Farias Brito (59).
Juntos, os 23 municípios somavam 506.690 habitantes no ano passado, número que caiu para 504.607 neste ano. A maior parte das cidades tem população inferior a 20 mil moradores. No entanto, há algumas exceções, como Morada Nova (61.590), Ipueiras (38.064) e Jaguaribe (34.592).
Em termos percentuais, Alto Santo também lidera a perda populacional com queda de 6,51%, índice pelo menos 18 vezes maior do que o de Reriutaba, que ocupa a segunda posição, com 0,58% de redução. A diferença expressiva tem uma explicação: em dezembro de 2020, Alto Santo perdeu parte de seu território para Tabuleiro do Norte, após aprovação de lei que alterou os limites dos municípios. A decisão afetou cerca de 2,6 mil habitantes de 23 comunidades antes situadas em área de litígio.

Com a nova configuração geográfica, Tabuleiro do Norte viu aumentar, de 30.807 para 32.079, o seu número de moradores entre os anos 2020 e 2021, de acordo com as estimativas do IBGE. Percentualmente, a cidade acumula alta de 4,1% no total de habitantes, índice que o coloca no topo da lista dos 10 municípios cearenses com mais ganho populacional em 2021.
Impacto nas verbas
As estimativas populacionais dos 5.570 municípios brasileiros, divulgadas anualmente pelo IBGE, são utilizadas como parâmetro pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo de verbas federais como o Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios. Além disso, funciona como referência para tabulação de indicadores sociais, econômicos e demográficos.
As Prefeituras que identificarem possíveis erros nas projeções podem encaminhar contestações ao IBGE, com pedidos de reconsideração devidamente fundamentados.
O POVO tentou contato, via chamada telefônica, com a Prefeitura de Alto Santo para saber mais sobre o impacto que a mudança de território teve na perspectiva populacional, mas as ligações não foram atendidas ou retornadas até a publicação desta matéria.
Efeito pandemia
Ao divulgar a nova estimativa, o IBGE ressaltou que os efeitos da pandemia da Covid-19 na variação populacional não foram incorporados nesta projeção. O órgão justificou a ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, apontados como fundamentais para a compreensão da dinâmica demográfica como um todo.
O impacto da crise sanitária no contingente populacional deve ser demonstrado no Censo Demográfico 2022, que além de atualizar os indicadores, também servirá como base para as futuras projeções realizadas pelo instituto.

Fonte: O Povo
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

