Ceará
5 subvariantes do coronavírus ainda circulam no CE
No Ceará, todas as subvariantes do coronavírus atualmente em circulação compartilham semelhanças com a Ômicron, ainda que apresentem pequenas variações. A variante XBB.1.5.59 é a predominante entre as infecções no estado. Isso ressalta a importância da vacina bivalente, de acordo com especialistas.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza o monitoramento por meio de sequenciamento genético de amostras dos testes de Covid realizados no estado. Os dados, divulgados a pedido do Diário do Nordeste, permitem avaliar como as variantes estão se disseminando entre os municípios cearenses e acompanhar a evolução do vírus globalmente. Com essas informações, estratégias de saúde podem ser traçadas, incluindo o desenvolvimento da vacina bivalente, que é uma versão atualizada da vacina para se adequar às novas formas do coronavírus.
Na semana passada, São Paulo confirmou o primeiro caso de infecção pela subvariante EG.5, apelidada de “Eris”, que tem maior potencial de transmissão. Até o momento, essa subvariante, também relacionada à Ômicron, não foi identificada no Ceará. A Eris é classificada como “variante de interesse” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando transmissão comunitária ou múltiplos casos.
Essa mutação já foi detectada em mais de 50 países e, devido à sua alta capacidade de transmissão, pode se tornar a forma dominante do vírus globalmente, conforme a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) alertou.
Aqui estão as subvariantes da Ômicron em circulação no Ceará:
XBB.1.5.59
XBB.1.5
XBB.1.18
XBB.1.18.1
FE.1
Embora a variante XBB.1.5.59 seja a mais comum, ainda há casos das outras formas entre os pacientes. A análise viral realizada pela Secretaria da Saúde engloba dados de unidades de saúde tanto públicas quanto privadas.
-
Americando7 dias atrás
AMERICANDO: A fazenda de enganos dos tolos
-
Brasil7 dias atrás
Com 4 mil pessoas vivendo em moradias precárias, o Ceará registra 27 moradores em veículos, segundo o IBGE
-
Brasil7 dias atrás
Segundo IBGE, Brasil tem 57 mil pessoas que vivem em tendas e barracas
-
Ceará4 dias atrás
Censo Penitenciário: Maioria dos presos no Ceará tem entre 26 e 29 Anos, são evangélicos, solteiros e heterossexuais
-
Empregos7 dias atrás
Crescimento interanual de 5,8% na renda média dos trabalhadores
-
Esportes4 dias atrás
Brasil encerra Paralimpíada no top 5 do quadro de medalhas
-
Ceará1 dia atrás
Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza
-
Futebol4 dias atrás
Neymar deve chegar a mais de um ano sem jogar, após fazer novos exames