Brasil
Em um ano, mortes por Covid-19 superam total de óbitos por Aids desde 1996
O Brasil chegou nessa quarta-feira, 17, a 284.775 mortes em decorrência da Covid-19. O primeiro óbito causado pela doença no País foi divulgado em 17 de março do ano passado. Um ano depois, o novo coronavírus superou marcas históricas de doenças causadas por agentes infecciosos, entre eles o HIV.
De 1996 a 2019, o vírus causador da Aids vitimou 281.278 brasileiros. Em 12 meses, o novo coronavírus matou 3.497 pessoas a mais.
O levantamento é do UOL, que comparou os dados da Covid-19 e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O sistema traz números detalhados de mortes no Brasil classificadas em dois períodos: 1980 a 1995 (com menos especificações) e 1996 a 2019 (com mais especificações). Os dados de 2020 ainda não estão disponíveis.
O principal agente externo — como o sistema identifica vírus, bactérias e outros microoganismos que causam doenças fatais — que vitimou brasileiros nesse período foi o HIV, que causa a Aids. Segundo dados do SIM, entre 1996 (primeiro ano que aparece na contabilidade) e 2019 foram 281.278 óbitos no País.
Outras doenças
As doenças por agentes externos que mais mataram, desde 1980, segundo o SIM, são:
HIV/Aids (desde 1996): 281.278 óbitos Tuberculose: 208.975 Doença de Chagas (desde 1996): 115.931
Meningite: 79.648
Hepatite viral: 66.683
Cenários distintos
A Aids é uma doença crônica, com a qual o paciente convive por um período prolongado. Já a Covid-19 é uma doença aguda, que provoca os primeiros sintomas pouco depois da exposição ao vírus e sobrecarrega rapidamente o sistema de saúde.
Devido a essa pressão, o Brasil passa atualmente pelo maior colapso sanitário e hospitalar da sua história, segundo a Fiocruz.
Fonte: O Povo
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

