Ceará
Céu do Ceará terá chuva de meteoros na madrugada de quinta (22); saiba como e onde observar
O céu azul marinho comum às noites do Ceará terá, entre hoje (21) e quinta-feira (22), rajadas iluminadas por uma chuva de meteoros, a “Líridas”. O fenômeno é comum no mês de abril, sendo mais visível em locais escuros e de céu limpo, a partir da meia noite.
Uma das capitais com maior taxa média de meteoros é Fortaleza, com 14,2 “estrelas cadentes” por hora iluminando os olhos dos cearenses. A estimativa é da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).
“Para grande parte do Brasil, os meteoros vão começar a surgir após a meia noite e vão se intensificando até o amanhecer. Mas se não tiver disposição para acompanhar a noite inteira, o ideal é acordar por volta das 2h ou 3h e ficar até começar a clarear”, recomenda a Bramon.
A Líridas é considerada a mais antiga e a primeira das grandes chuvas de meteoros do ano. A Bramon ressalta, porém, que “no Brasil, temos algo entre 7 e 15 meteoros por hora, mas apenas em locais escuros, afastados dos grandes centros urbanos”. Ainda assim, “é uma excelente oportunidade para encerrar a abstinência dos observadores de meteoros”.
DICAS PARA VISUALIZAR MELHOR
De acordo com Romário Fernandes, professor de Astronomia e tenente do Corpo de Bombeiros do Ceará, moradores de qualquer cidade cearense poderão visualizar a chuva de meteoros, mas há locais com maior probabilidade de avistamento.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

