Política
Medidas evitariam 120 mil mortes, diz diretora da Anistia à CPI
A CPI da Pandemia ouve nesta quinta-feira (24) o epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal, e Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil e representante do Movimento Alerta.
Ele devem esclarecer dúvidas sobre a relevância das medidas não farmacológicas no enfrentamento da pandemia e falar de dados coletados sobre mortes ocorridas por Covid-19 no país.
O epidemiologista afirmou que quem foi eleito para administrar o país e deveria ter exercido a liderança durante a maior crise sanitária desta geração, não o fez.
Em resposta ao senador Humberto Costa, Hallal ressaltou: “Não podemos deixar de admitir que a liderança nacional tem um papel, nem o senhor, nem o senhor e nem eu fomos eleitos com 57 milhões de votos. Quem é eleito com 57 milhões de votos tem um papel na maior crise sanitária do país”.
Na avaliação do médico, a responsabilidade em torno da pandemia deve ser partilhada com outros gestores, “mas não se pode tirar as responsabilidades federais”.
Para Jurema Werneck, no entanto, o caos da pandemia foi instituído por negligência e falta de atenção com o SUS.
“A liderança nacional coordena, une. As lideranças locais tentaram fazer algo, mas foi insuficiente. A doença requer confiança nas medidas, requer ações e estímulos para a indústria do Brasil. O governo deveria ter cuidado com viajantes, com portos e aeroportos”, disse.
Fonte: CNN Brasil
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

