Brasil
Câmara aprova projeto de Luizianne que garante repasses para combate à violência contra a mulher
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que muda a Lei de Responsabilidade Fiscal para garantir que haja repasse de recursos destinados a ações de combate à violência contra a mulher mesmo quando houver restrições previstas na mesma lei.
De autoria das deputadas Luizianne Lins (PT-CE) e Tabata Amaral (PSB), a proposta foi aprovada pelo Plenário da Casa na última terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, e segue para o Senado.
A mensagem versa sobre as transferências voluntárias de um ente federado para outro. De acordo com a regra vigente, para receber esses recursos, o ente federado deve primeiro cumprir normas de responsabilidade fiscal, caso contrário pode ficar sem os repasses.
Já são excluídas dessa possibilidade de suspensão os recursos destinados às áreas de Educação, Saúde e Assistência social. “O principal objetivo é propiciar maior oferta de recursos a estados, municípios e Distrito Federal para que reforcem a atuação em ações de combate à violência contra a mulher”, explicou Luizianne, complementando que a intenção é que “ações de combate à violência contra a mulher entre para o rol de exceções”.
Tábata Amaral, por sua vez, defendeu que “a inadimplência dos estados não pode impedir o uso de recursos tão importantes como aqueles para o combate à violência contra a mulher”. Caso seja aprovada no Senado e, posteriormente, sancionada pela Presidência da República, a lei entra em vigor um ano após a sua publicação.
Limites
A lei determina que, para poder receber as transferências voluntárias, o ente federado recebedor deverá comprovar que está em dia com o pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor.
Deverá cumprir ainda os pisos constitucionais de aplicação em educação e saúde; observar os limites das dívidas consolidada e mobiliária, de operações de crédito e de despesa total com pessoal; e contar com previsão orçamentária de contrapartida.
Fonte: O Povo
PODCAST MAIS JUSTIÇA – I SIMPÓSIO DO DIREITO HOMOAFETIVO DO CENTRO SUL CEARENSE
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

