Noticias
Ceará registrou chuva em todos os dias desde o início do ano
As chuvas seguem intensas no Ceará. Desde a noite de ontem (10), mais de 100 cidades receberam volumes pluviométricos. Estas precipitações têm sido uma constante neste ano. Em todos os 69 dias deste início de 2022, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em, pelo menos, mais de um município do Estado.
Este cenário, na última década, não é raro. Nos últimos dez anos, apenas em dois (2021 e 2013) não houve chuva em todos os dias em igual intervalo (1º de janeiro a 11 de março).
Mas, 2022, foi o ano em que o Ceará registrou chuvas diárias em uma maior quantidade de cidades nesta última década. Neste ano, o dia em que menos cidades receberam pluviometria foi em 24 de janeiro.
Naquela data, oito municípios, ainda segundo a Funceme, tiveram registros de chuvas. Em anos anteriores, este número foi bem inferior.
Nos anos de 2019 e 2017, houve dia em que a chuva caiu em apenas 4 cidades. Já em 2014 e 2018, o dia menos chuvoso banhou somente três cidades.
Em 2015 e 2016, o Ceará registrou chuva, em uma data, em apenas duas cidades. E, em 2012, nos dias 2 e 5 de fevereiro, choveu em apenas um município.
No lado oposto, quando se analisa os grandes índices pluviométricos, 2022 também lidera o ranking da década. Foi neste ano que o Ceará teve o dia com maior número de cidades banhadas pelas chuvas num intervalo de 24 horas.
Entre os dias 6 e 7 de março deste ano, a Funceme contabilizou precipitações em 166 dos 184 municípios cearenses. É, neste mês de março, que concentram as maiores médias históricas do Estado.
O mês, segundo da quadra chuvosa – que se estende até maio -, é o que tem o maior volume de chuva esperado. A normal climatológica para o período é de 203,4 mm, bem superior ao segundo colocado, o mês de abril, cuja média histórica é de 188 milímetros.
Impacto positivo
Na prática, esses volumes diários vão bem além de apenas contribuírem para uma boa estatística. Para uma região Semiárida como a que o Ceará está inserido, é bem mais importante chuvas frequentes do que grandes índices pluviométricos espaçados.
Para a agricultura, chover diariamente é benéfico, favorece o desenvolvimento da lavoura. O engenheiro agrônomo e gerente local da Ematerce de Iguatu, Erivaldo Barbosa, explica que não só a quantidade de água é importante para o desenvolvimento de uma cultura, mas, também, “é necessário que esse volume de água tenha uma boa distribuição ao longo do ciclo da planta, ou seja, que não ocorram esses veranicos, que são períodos sem chuvas”.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

