Policial
CE: 37 pessoas foram capturadas suspeitas de matar profissionais da segurança
O número de pessoas capturadas suspeitas de envolvimento na morte de agentes de segurança, em 2021 e em 2022, chegou a 37. As informações são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Não foram informados quais os casos específicos de cada pessoa detida, mas foram 28 capturas no ano passado — sendo 27 prisões e uma apreensão de adolescente — e, até o último dia 9 de abril, nove prisões neste ano.
As cinco mortes registradas nos quatro primeiros meses de 2022 são de quatro policiais militares e um policial civil, sendo que três estavam na reserva remunerada e dois estavam na ativa. Segundo a SSPDS, todas as ocorrências aconteceram quando os profissionais estavam de folga.
Em 2021, a SSPDS contabilizou dez mortes de agentes, sendo oito policiais militares, um policial civil e um policial penal. Sete inquéritos policiais e um ato infracional foram finalizados e remetidos ao judiciário. Há três casos sob investigação. Destes, todos eram da profissionaos da ativa e dois deles estavam de serviço quando foram mortos.
A Secretaria informou que, desde 2017, existe a 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que atua para apurar ações criminosas contra agentes de segurança pública. Além disso, a pasta ressaltou que tem investido no treinamento dos profissionais.
“5.002 policiais militares já concluíram o curso Abordagem Policial e Tiro Defensivo, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A formação tem por finalidade atualizar os policiais militares para práticas de abordagem, manuseio do armamento e tiro policial defensivo, além de promover o conhecimento das técnicas operacionais militares constantes no Manual de Procedimentos Operacionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE)”, informou.
A SSPDS explicou que os profissionais são capacitados para protocolo de sobrevivência policial em situações de risco também durante os períodos de folga. “A iniciativa, denominada de Instruções de Táticas Individuais (ITIs), foi instituída em 2020 pelo comando geral da PMCE”, ressalta o órgão.
Fonte: O Povo
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

