Noticias
Talibã ordena que apresentadoras de TV cubram o rosto no Afeganistão
O grupo fundamentalista islâmico Talibã informou nesta quinta-feira (19/05) que determinou que as apresentadoras de programas televisivos do Afeganistão cubram seus rostos quando estiverem no ar, em mais uma ofensiva do regime religioso totalitário contra os direitos das mulheres.
“Ontem [quarta-feira] nos reunimos com autoridades da mídia. Elas aceitaram nosso conselho com muita satisfação”, disse Akif Mahajar, porta-voz do Ministério do Vício e Virtude.
Mahajar disse que as apresentadoras podem usar uma máscara facial médica, como as utilizadas durante a pandemia de covid-19, para cobrir o rosto. A regra passa a valer a partir de domingo, mas algumas emissoras já estão cumprindo a ordem.
Segundo a rede ToloNews, as autoridades do Talibã informaram a todas as emissoras de televisão do Afeganistão que a nova ordem é “final e inegociável”. Um produtor de televisão disse que isso significa que “apenas os olhos das apresentadoras podem ficar visíveis”.
Uma famosa apresentadora da Tolo, Yalda Ali, postou nas redes sociais um vídeo em seu camarim, colocando a máscara, com a legenda: “uma mulher sendo apagada, por ordem do Ministério do Vício e Virtude”. Depois, no Instagram, ela compartilhou outro vídeo, dela no ar, já usando a máscara cirúrgica, ao apresentar o programa.
Imagens de outras mulheres âncoras e apresentadoras com máscaras médicas também circulam nas redes sociais nesta quinta-feira.
Em março, o Talibã baniu todos os meios de comunicação estrangeiros, incluindo a BBC e a Deutsche Welle, já que as autoridades não conseguiram regular o conteúdo transmitido, incluindo as roupas dos repórteres, disse um funcionário do Talibã.
Fonte: Brasil de Fato
https://open.spotify.com/episode/526wMFafuEAjgLo2EudyzW
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

