Noticias
Hackers da China usam ransomware como isca para espionagem industrial no Brasil e nos EUA
Um grupo de hackers da China vem instalando ransomwares de curta duração em sistemas corporativos como iscas para complexas operações de espionagem industrial. O ataque virtual tem grandes empresas como alvo, entre elas farmacêuticas no Brasil e nos EUA, fabricantes de componentes eletrônicos no Japão e Lituânia e divisões militares na Índia.
Segundo a Secureworks, responsável pela identificação do APT (ameaça persistente avançada, na sigla em inglês), o grupo Bronze Starlight faz uso de ransomwares como LockFile, Atom Silo, Rook e Pandora. Ransomwares são ataques em que cibercriminosos invadem máquinas e criptografam arquivos para sequestrar sistemas, cobrando resgate para restabelecer o acesso.
De acordo com o relatório da empresa, o ransomware distrai os respondentes de identificar a intenção dos invasores. Com isso, reduz-se a probabilidade de atribuir a atividade maliciosa a hackers provavelmente patrocinados pelo governo da China, de acordo com a Secureworks.
“Em cada caso, o ransomware tem como meta um pequeno número de vítimas durante um período de tempo relativamente curto antes de cessar as operações, aparentemente de forma definitiva”, diz a pesquisa.
Ainda segundo a Secureworks, é plausível que o Bronze Starlight implemente o ransomware como cortina de fumaça e não para ganho financeiro. O objetivo, em última instância, é realizar espionagem industrial e roubar propriedade intelectual.
Fonte: Olhar Digital
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

