Política
Cearense Weibe Tapeba é anunciado como secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde
O cearense Weibe Tapeba foi anunciado como secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (2). A nomeação aconteceu durante apresentação da nova formação da Pasta, que vai ser comandada pela ministra Nísia Trindade Lima.
Weibe é advogado, liderança indígena do Ceará, e foi eleito vereador para o segundo mandato pelo município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele foi um dos nomes que compôs a lista tríplice enviada ao presidente Lula para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas — assumido por Sônia Guajajara.
Weibe coordenou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e compõe o departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme).
“Na atual conjuntura, de reconstrução das políticas públicas do Brasil, é necessário garantir que as demandas dos povos indígenas na área da saúde sejam atendidas e que esse processo de construção seja pautado pelo diálogo e participação social”, avaliou a Apib.
A Apoinme também comentou a nomeação. “O Movimento indígena está se fortalecendo nesse novo governo e agora com a nomeação de weibe Tapeba para a pasta de saúde indígena (SESAI), é preciso estar ocupando esses espaços e fortalecendo a nossa luta”.
Fonte: G1 CE
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

