Mundo
Guerra na Ucrânia já custou 100 bilhões de euros à Alemanha
O presidente do instituto econômico alemão DIW, Marcel Fratzscher, em entrevista publicada nesta segunda-feira (20/2) pelo jornal Rheinische Post, traçou um quadro preocupante da situação no país.
“A guerra na Ucrânia e a consequente explosão dos custos de energia custaram à Alemanha quase 2,5% de seu produção econômica em 2022, ou 100 bilhões de euros. Esses custos continuarão a crescer nos próximos anos.”
“A Alemanha é economicamente mais afetada pela crise porque era mais dependente da energia russa, tem alta proporção de indústria de consumo energético intenso e é extremamente dependente de exportações e de cadeias de suprimentos globais”, explicou.
Não ocorreram danos a Alemanha como local de negócios, mas se as empresas não acelerarem a transformação ecológica, econômica e digital, terá, avaliou Fratzscher.
Uma desvantagem competitiva nos próximos 10 anos, crê ele que continuarão sendo os preços mais altos da energia, o que políticos e empresas terão de compensar com mais inovação e produtividade.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações
-
Iguatu5 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE

