Automobilismo
FIA reconhece Porsche GT3 Cup Challenge Brasil como Série Internacional
[caption id="attachment_1510" align="alignleft" width="700"]
Foto:Divulgação[/caption]É a primeira categoria brasileira a receber esse status da entidade que comanda o automobilismo em nível mundial. Em 2013, campeonato dos Porsches começará com provas em Portugal e na Espanha, além de estar presente em eventos internacionais como o GP.
Foto:Divulgação
A partir de 2013, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil “sobe um degrau” na hierarquia dos campeonatos chancelados pela FIA. Criado em 2005, ele passa a ter o status de Série Internacional, concedido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). É a primeira categoria brasileira a receber essa denominação da entidade que comanda o automobilismo esportivo em nível mundial.
“Já éramos um campeonato internacional na prática. E agora recebemos um reconhecimento oficial da FIA, o que é mais um atestado de qualidade do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil”, resume Dener Pires, diretor-geral da categoria. “Foi uma consequência natural da expansão do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil para outros países. Começamos com uma corrida na Argentina em 2010, fomos para Portugal no ano seguinte e nesta temporada faremos corridas em Portugal e na Espanha, além do Brasil.” Dener menciona ainda o histórico do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil como categoria de suporte em eventos internacionais realizados no País: “Desde o primeiro ano, a categoria esteve presente no GP do Brasil de F1. Depois, vieram a etapa brasileira do WTCC e a 6 Horas de São Paulo, válida pelo Campeonato Mundial de Endurance”.
O enquadramento do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil como Série Internacional (Nível 3/Prata, para carros com 2 a 3 kg/cv de relação peso-potência) foi solicitado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), seguindo o processo padrão para homologações similares. Para receber a homologação, foram necessárias pequenas alterações nos regulamentos técnico e desportivo, além do comprometimento de correr somente em circuitos com homologação FIA T3. Os pilotos, por sua vez, passam a ter como obrigatório o porte de carteira internacional nível C.
Nestor Valduga, presidente do CTDN (Conselho Técnico Desportivo Nacional) da CBA, enfatiza que o reconhecimento do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil como Série Internacional pela FIA confere “uma importância muito forte” à categoria. Dener Pires acrescenta: “Um reconhecimento como esse é bom para todos, inclusive para os pilotos. Correr em uma categoria com esse nível de prestígio representa uma motivação extra”, finaliza.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

