Noticias
Governo deve recuar e mudar decretos que alteraram Marco do Saneamento
O governo federal foi pressionado a recuar e propor alterações nos decretos assinados pelo presidente Lula em 5 de abril, que modificaram o Marco do Saneamento Básico. A decisão ocorreu após a Câmara dos Deputados agendar a votação com urgência de Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) para derrubar partes dos decretos. Com a promessa do governo de rever os decretos, os PDLs foram retirados da pauta.
Pelo menos dez deputados apresentaram PDLs, que permitem a revogação de decretos e portarias do governo que ultrapassam o poder de normatização sem passar pelo Legislativo. Antevendo uma derrota, o governo optou por revisar os Decretos 11.466 e 11.467 e se comprometeu a emitir novos decretos em breve.
A principal crítica aos decretos de Lula é permitir que as empresas estatais estaduais continuem prestando serviços de água e esgoto sem licitação. Isso vai contra um dos princípios da lei sancionada em 2020, que visa aumentar a concorrência e melhorar a qualidade da infraestrutura. O marco também estabelece a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, fornecendo água para 99% da população e coletando e tratando esgoto para 90%.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

