Noticias
Sindicato convoca paralisação após categorias não aceitarem proposta apresentada pela prefeitura de Jucás
Os servidores públicos municipais de Jucás estão em luta pela insalubridade há tempos. Após a contratação de um Engenheiro em segurança do trabalho em setembro de 2021, a gestão municipal se comprometeu em cumprir um acordo em agosto de 2022, mas não o fez. Depois de muitas conversas sem andamento, as categorias deliberaram por uma paralisação em fevereiro de 2023. A gestão municipal apresentou uma proposta em abril, que não agradou aos servidores.
A gestão municipal informou que a proposta não traria prejuízo salarial para quem já recebe o adicional de insalubridade, mas que os graus seriam reduzidos em relação ao que é garantido pela Lei de Insalubridade na CLT. Enquanto a lei garante o grau mínimo de 10%, o grau médio de 20% e o grau máximo de 40%, a proposta da gestão apresenta os graus de 5%, 10% e 20%.
O sindicato ressalta que o Estatuto dos Servidores não tem previsão legal, mas existem duas leis municipais específicas para determinadas categorias que asseguram o direito ao adicional de insalubridade no grau médio de 20%. Para a instituição, revogar leis municipais já existentes é um retrocesso e os servidores não aceitaram a proposta apresentada pela gestão.
Por isso, uma paralisação está marcada para o dia 10/05/2023. A princípio, será apenas um dia de paralisação, mas caso não haja acordo, outras medidas serão tomadas. O sindicato ressalta que não há necessidade de um novo laudo, uma vez que esse já foi elaborado e pago com dinheiro público. A luta pela insalubridade continua e os servidores esperam que a gestão municipal cumpra o acordo firmado.
Ouça o nosso Podcast!
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

