Noticias
Mais de 60 países criminalizam relações entre pessoas do mesmo sexo, alerta ONU
No Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado em 17 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que 67 países ainda criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo.
De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), pelo menos 10 países impõem a pena de morte para esses casos. Além disso, atualmente, 20 nações consideram a diversidade de gênero como um crime, conforme relatório do Unaids.
Essas leis discriminatórias representam uma ameaça à saúde pública e resultam em perda de vidas, uma vez que a criminalização, juntamente com a discriminação e a violência, dificulta o acesso de pessoas LGBTQIA+ a serviços essenciais.
O Programa das Nações Unidas para a População (Unfpa) enfatiza que um mundo igualitário depende do respeito por diversas identidades. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que as pessoas LGBTQIA+ enfrentam violência, perseguição, discurso de ódio, injustiça e até assassinato.
Guterres ressaltou que leis retrógradas continuam a criminalizar esses indivíduos em todo o mundo, punindo-os simplesmente por serem quem são. Segundo ele, cada ataque contra pessoas LGBTQIA+ é um ataque aos direitos humanos e aos valores que consideramos essenciais.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

