Noticias
Paciente com câncer há 13 anos tem remissão completa em SP em um mês após terapia celular em estudo na rede pública
A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto, implementou um protocolo revolucionário no combate ao câncer, trazendo uma técnica inovadora para a rede pública de saúde no Brasil. Essa técnica é utilizada em poucos países ao redor do mundo.
Até o momento, 14 pacientes foram tratados com o CAR-T Cell, graças ao financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos esses pacientes apresentaram uma remissão de pelo menos 60% dos tumores. É importante destacar que esses tratamentos foram realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos pacientes beneficiados por esse tratamento é Paulo Peregrino, de 61 anos, que lutava contra o câncer há 13 anos e estava prestes a iniciar cuidados paliativos. Em abril, ele passou pelo tratamento e, em apenas um mês, obteve uma remissão completa do seu linfoma.
No segundo semestre, está previsto que 75 pacientes recebam o tratamento CAR-T Cell com financiamento público, após a autorização da Anvisa para o estudo clínico. Atualmente, esse tratamento só está disponível na rede privada do Brasil, com custo mínimo de R$ 2 milhões por pessoa.
Essa terapia tem como alvo três tipos de câncer: leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que afeta a medula óssea. No entanto, o tratamento contra o mieloma múltiplo ainda não está disponível no país.
Ouça o nosso Podcast
PODCAST DIÁLOGO MAIS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RACISMO
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu6 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

