Noticias
Inteligência artificial eleva em 20% detecção de câncer de mama e ‘reduz’ trabalho de radiologistas
O estudo conduzido na Suécia com mais de 80 mil mulheres mostrou que o uso da inteligência artificial no rastreamento de câncer de mama é preciso, eficiente e seguro. Os resultados foram publicados na revista The Lancet Oncology na terça-feira (1º).
De acordo com a pesquisa, a inteligência artificial foi capaz de detectar 20% mais casos de câncer em comparação com a leitura da mamografia realizada por dois radiologistas. Além disso, os pesquisadores observaram que o uso da inteligência artificial não aumentou os falsos positivos e reduziu a carga de trabalho dos profissionais em 44%.
Apesar desses resultados promissores, os pesquisadores enfatizam que a inteligência artificial ainda não está pronta para ser implementada em larga escala na triagem de mamografias. A principal autora do estudo, Kristina Lang, da Universidade de Lund, destaca que esses resultados devem ser utilizados para orientar novos ensaios e avaliações de programas com o objetivo de lidar com a escassez de radiologistas em muitos países.
Em suma, a inteligência artificial se mostra uma ferramenta promissora para auxiliar no rastreamento de câncer de mama e pode ser útil no futuro para melhorar a eficácia e eficiência dos diagnósticos, mas é necessário continuar a aprimorar e validar seu uso antes de sua adoção generalizada.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

