Noticias
Ministro firma pacto com governadores para continuar Transposição São Francisco
Um acordo interfederativo foi assinado na sexta-feira (4) pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e pelos governadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para garantir a operação sustentável do projeto de Integração do Rio São Francisco. A assinatura ocorreu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, que também foi inaugurado na sexta-feira.
A comitiva que participou da inauguração do CICC e da assinatura do pacto incluiu o Ministro Waldez Góes, o Ministro-Chefe da Casa Civil Rui Costa e os governadores Elmano de Freitas (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Raquel Lyra (Pernambuco) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).
“Com este documento, o governo federal afirma seu compromisso total de realizar a manutenção da obra principal da Transposição em todos os seus eixos, e cada estado também se compromete a cuidar de toda a parte de infraestrutura relacionada a cada estado, com as obras complementares de acesso já existentes. A ideia é que todas as ações sejam coordenadas e realizadas de maneira integrada para melhor sustentabilidade e governança de todo o projeto”, disse Waldez.
Na ocasião, o ministro também explicou que o governo federal deve lançar um novo Programa de Aceleração do Crescimento no dia 11 de agosto, com investimentos em bilhões de reais destinados à revitalização das bacias, duplicação do bombeamento dos eixos Norte e Leste e possibilidade de expansão da rede atualmente dedicada ao consumo humano para alocação de água para projetos de agricultura familiar nos estados envolvidos.
“Afirmamos nosso compromisso de que não haverá falta de recursos para investimentos em agendas relacionadas à Transposição. Ninguém ficará sem água porque precisa ser feita manutenção ou porque os fundos não foram alocados para um trabalho específico. É por isso que essas reuniões serão constantes, pois manteremos a sociedade política, empresários, consumidores e imprensa sempre informados sobre cada passo dado neste projeto”, concluiu ele.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

