Brasil
Ministro explica apagão causado por “erro técnico” e descarta insuficiência de energia
Um “erro técnico” causou um apagão que afetou vários estados do Brasil e o Distrito Federal nesta terça-feira (15), segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Ele negou que o problema tenha sido provocado por uma oferta insuficiente de energia e disse que a situação é diferente da que ocorreu no início dos anos 2000.
De acordo com o ministro, o Brasil não tem dificuldades na geração de energia, uma vez que os reservatórios das hidroelétricas estão cheios. Essas usinas são responsáveis por mais da metade da produção elétrica nacional, conforme dados do ano passado.
Rui Costa afirmou que o apagão está sendo investigado para esclarecer os detalhes da falha técnica. Um relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as causas do incidente deve ser entregue até esta quinta-feira (17). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a Pasta vai “fortalecer o planejamento para evitar quaisquer outros fatos”.
Na terça-feira (15), em uma coletiva de imprensa, Alexandre Silveira explicou que “uma sobrecarga no sistema do Ceará ocasionou o desligamento” que gerou o apagão. O episódio cortou 16 mil MW de carga nos estados do Norte-Nordeste e 2,9 mil MW no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O ministro informou que a energia demorou mais para voltar nos estados nordestinos porque a ocorrência inicial foi na região. O incidente durou entre 8h29 e 14h49.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

