Ceará
Eclipse anular do sol será visto no Ceará em outubro
Um espetáculo astronômico irá iluminar o céu do Ceará no dia 14 de outubro de 2023. Trata-se de um eclipse anular do sol, que ocorre quando a Lua nova se posiciona entre a Terra e o Sol, formando um anel de luz ao redor do astro. Esse fenômeno é raro e depende da inclinação da órbita da Lua.
O último eclipse solar visível no Ceará foi em 2017, mas ele foi parcial, ou seja, apenas uma parte do Sol foi encoberta pela Lua. O eclipse anular de outubro será diferente, pois a Lua ficará totalmente alinhada com o Sol, criando um efeito visual impressionante. Para ver esse anel de luz, é preciso estar na zona de máxima anularidade, que passará pela região do Cariri cearense.
O professor de Astronomia, Ednardo Rodrigues, explica que o termo “anel de fogo” é incorreto, pois o Sol não é feito de fogo. “O Sol é uma estrela que produz energia por fusão nuclear. Para ter fogo, é necessário oxigênio, que é escasso no Sol”, afirma. Por isso, o mais adequado é chamar o fenômeno de “anel de luz”.
As cidades que terão a melhor vista do eclipse anular no Ceará são: Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Tauá, Santana do Cariri, Farias Brito, Antonina do Norte, Assaré, Campos Sales e Tarrafas. Outras localidades próximas também poderão observar o fenômeno, mas com menor intensidade. No restante do estado, o eclipse será parcial e não será possível ver o anel de luz.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

