Mundo
Exame de DNA inocenta norte-americano preso por estupro há 47 anos
Um homem de 72 anos nos Estados Unidos, que passou sete anos na prisão por um estupro que não cometeu, finalmente foi declarado inocente quase cinco décadas depois, graças a um exame de DNA. As autoridades norte-americanas divulgaram essa notícia na terça-feira (5).
Leonard Mack foi detido em 1975 na cidade de Greenburgh, no estado de Nova York. Na época, ele foi acusado de ter estuprado uma adolescente que estava indo para a escola com uma amiga, e a polícia estava à procura de um suspeito negro.
Após uma campanha liderada pela organização “Innocence Project”, exames de DNA que não estavam disponíveis na época dos acontecimentos “confirmaram de maneira conclusiva que o senhor Mack não era o perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou o estupro”, de acordo com o gabinete do promotor do condado de Westchester.
Essa revogação da condenação é a mais longa da história dos Estados Unidos conhecida pela “Innocence Project” a ser realizada graças a um exame de DNA, destacou o promotor distrital, enfatizando a incrível resiliência de Mack, que lutou por quase 50 anos para limpar seu nome.
Segundo o Registro Nacional de Exonerações, desde 1989, 575 pessoas condenadas foram absolvidas com base em novos exames de DNA, incluindo 35 que estavam no corredor da morte.
Apesar de os negros representarem apenas 13,6% da população dos Estados Unidos, mais da metade das 3.300 pessoas cujas sentenças foram revogadas entre 1989 e 2022 eram afro-americanas.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

