Brasil
Presidente da Cruz Vermelha no Brasil é afastado temporariamente para investigações
O presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals de Alencar, foi temporariamente afastado de suas funções devido a investigações relacionadas a alegados abusos e irregularidades na gestão da organização. A decisão provisória foi emitida na última segunda-feira (5) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF).
Júlio Cals de Alencar, um jornalista nascido em Fortaleza, ocupou o cargo de presidente da filial da Cruz Vermelha no Ceará em 2013 e, dois anos depois, tornou-se presidente da regional Nordeste. Em 2016, assumiu a presidência nacional da organização.
A assessoria de imprensa do presidente da Cruz Vermelha Brasileira emitiu um comunicado sobre o assunto, afirmando: “Estamos absolutamente tranquilos sobre a decisão liminar, monocrática, não colegiada do TJDF, que deve cair a qualquer momento, por tratar-se de denúncia vazia.” E acrescentou: “Não há fato administrativo que sustente a medida. Nem qualquer veracidade. O que ocorre é apenas uma reação desesperada e desproposital para promover ruídos em retaliação à cobrança por mais transparência e prestação de contas exigidas de todas as filiais no país.”
Júlio Cals de Alencar já havia sido afastado em julho pela Comissão de Ética da Cruz Vermelha Brasileira devido a alegados abusos, irregularidades e práticas ilícitas. Ele recorreu da decisão junto ao TJDF, que foi temporariamente revogada pela Juízo da 4ª Vara Cível de Brasília. No entanto, filiais da organização em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entraram com recurso buscando manter o afastamento, e esse recurso foi acatado pelo desembargador Alfeu Machado, do TJDF. O afastamento, a princípio, terá uma duração de 60 dias.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

