Brasil
Mulheres indígenas marcham em Brasília por seus direitos e da biodiversidade
Cerca de 5 mil mulheres indígenas marcharam pelas ruas de Brasília nesta quarta-feira (13), em defesa de seus direitos e da biodiversidade. A manifestação, que começou no domingo (10), contou com a participação de representantes de diversos povos, biomas e países.
As mulheres protestaram contra o Marco Temporal, que limita o reconhecimento das terras indígenas, e exigiram o fim das violências, da exploração dos recursos naturais e do silenciamento de suas vozes. Elas também reivindicaram acesso à saúde, educação e oportunidades econômicas.
A marcha foi organizada pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e teve o apoio da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que transmitiu um vídeo do ato em suas redes sociais. A ministra afirmou que as mulheres indígenas são protagonistas na luta pela preservação da vida.
O último dia da marcha também contou com um debate com ministras de Estado e um show de encerramento, com apresentação de artistas indígenas e convidadas.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

