Brasil
Semana de quatro dias de trabalho será testada no Brasil
O Brasil vai participar de um projeto-piloto global que propõe a redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais, sem diminuir o salário. A partir de novembro, 20 empresas brasileiras vão adotar a semana de quatro dias de trabalho e avaliar os impactos na produtividade e na qualidade de vida dos funcionários.
O projeto tem três opções de arranjo: folgar na segunda-feira, folgar na sexta-feira ou trabalhar menos horas todos os dias. O objetivo é seguir a lógica do “100 – 80 – 100“, que significa: 100% do salário; 80% do tempo e 100% da produtividade.
O período de teste vai durar seis meses, ao final dos quais cada empresa poderá decidir se mantém ou não o novo modelo de trabalho. O projeto é coordenado por uma organização internacional chamada 4 Day Week Global, que já realizou experiências semelhantes em outros países.
Para garantir os direitos dos trabalhadores, as empresas que participam do projeto estão negociando com os sindicatos os acordos coletivos que regulamentam a semana de quatro dias de trabalho. A expectativa é que essa mudança traga benefícios tanto para os empregados quanto para os empregadores.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
CeLelebridades5 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades

