Brasil
Serviços mantêm alta em julho e superam nível pré-pandemia, aponta IBGE
O setor de serviços no Brasil teve um crescimento de 0,5% em julho, na comparação com junho, mantendo a tendência de alta pelo terceiro mês seguido. No acumulado do ano, o aumento foi de 4,5%, e nos últimos 12 meses, de 6%, segundo o IBGE.
Com esse resultado, o volume de serviços superou em 12,8% o nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas ainda ficou 0,9% abaixo do recorde histórico (dezembro de 2020). A receita nominal do setor também apresentou crescimento em todas as bases de comparação.
Entre as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, três tiveram alta em julho, sendo a principal delas os transportes (0,6%). O pesquisador Rodrigo Lobo explicou que esse segmento é impulsionado pelo transporte rodoviário de cargas, que se beneficia do comércio eletrônico e da produção agrícola. Os serviços prestados às famílias (1%) e os outros serviços (0,3%) também cresceram.
Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e a informação e comunicação (-0,2%) tiveram queda no volume em julho. As atividades turísticas, que são analisadas à parte, tiveram um aumento de 0,7% no mês e ficaram 6,2% acima do nível pré-pandemia.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

