Mundo
Nasa produz oxigênio em Marte com dispositivo MOXIE
O Rover Perseverance da Nasa, que explora Marte desde fevereiro de 2021, conseguiu produzir oxigênio respirável a partir do ar marciano. O feito foi realizado por um dispositivo chamado MOXIE, que usa eletricidade para separar as moléculas de dióxido de carbono em oxigênio e monóxido de carbono.
O MOXIE é um experimento que visa testar a viabilidade de gerar oxigênio em Marte para futuras missões tripuladas e exploratórias. O oxigênio é essencial para a respiração humana e para o combustível dos foguetes.
Em 16 testes, o MOXIE produziu um total de 122 gramas de oxigênio, o equivalente ao que um humano respira em quatro horas ou um cachorro pequeno em dez horas. A quantidade é pequena, mas demonstra o potencial da tecnologia.
A Nasa comemorou o resultado como um marco histórico na exploração espacial. A administradora adjunta da agência, Pam Melroy, disse que a descoberta pode ajudar a tornar realidade o sonho de enviar humanos a Marte.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

