Brasil
STF vai julgar no plenário físico a descriminalização do aborto até 12 semanas
O STF vai julgar no plenário físico a ação que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A data ainda não foi definida. O julgamento começou no plenário virtual, mas foi suspenso por um pedido de destaque do ministro Barroso.
A ação foi apresentada pelo PSOL em 2017, com o argumento de que a criminalização viola a dignidade da pessoa humana e atinge principalmente mulheres negras e pobres. O partido defende que a mulher tenha o direito de interromper a gravidez até o terceiro mês.
Hoje, o aborto só é permitido no Brasil em casos de estupro, risco à vida da gestante ou anencefalia fetal. A legislação é considerada uma das mais restritivas do mundo.
A relatora da ação é a ministra Rosa Weber, que vai se aposentar na próxima semana, aos 75 anos. Ela será substituída por Barroso, que assumirá a relatoria e a presidência do STF na quinta-feira (28).
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

