Brasil
Consumo nos lares brasileiros cresce 2,58% no acumulado do ano
O consumo de 35 produtos de largo consumo nos lares brasileiros aumentou 2,58% de janeiro a agosto de 2023, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em agosto, o consumo ficou estável, com alta de 0,80% em relação a julho.
A pesquisa abrange os formatos de loja: atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Os dados são deflacionados pelo IPCA, do IBGE.
O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, atribuiu o crescimento do consumo à estabilidade de renda e à queda nos preços dos alimentos. Ele disse que o consumidor pôde comprar mais itens e optar por produtos de maior valor agregado.
Um exemplo é a carne bovina, que teve queda de -1,71% no preço médio em agosto, na comparação com julho. A cesta de consumo também inclui alimentos, bebidas, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza.
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Ceará7 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
CeLelebridades6 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat

