Brasil
Conselho Nacional de Economia Solidária volta a funcionar após cinco anos
Após cinco anos parado, o Conselho Nacional de Economia Solidária foi reinstalado pelo governo federal nesta quarta-feira (18). O colegiado tem como meta organizar a quarta conferência nacional e criar um marco regulatório para o setor, que busca relações mais justas e sustentáveis na produção, comercialização, finanças e consumo.
A conselheira Francisca da Silva, de Minas Gerais, defendeu que os empreendimentos de economia popular e solidária tenham menos tributos e mais reconhecimento. Ela disse que o setor valoriza o ser humano e pode competir com o mercado formal. Ela criticou o Simples Nacional e as dificuldades de formalização das cooperativas.
Ela também cobrou uma posição política do governo sobre a economia solidária. Ela relatou que conversou com o presidente Lula e pediu uma lei para o setor, não apenas recursos ou programas. Ela afirmou que queria ouvir o presidente falar sobre a economia solidária.
A economia solidária envolve diversos tipos de empreendimentos coletivos, como cooperativas de reciclagem, grupos de agricultura familiar, empresas cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e produtores de alimentos orgânicos. Francisca destacou que esses empreendimentos aquecem a economia do país sem depender do Sine ou das empresas.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu2 semanas atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará6 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
CeLelebridades5 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades

